domingo, 13 de setembro de 2009

ALVINO FERREIRA LIMA

SERIE ROSARENSES ILUSTRES Nº 4
HISTÓRIA DE ROSARIO DO CATETE - SERGIPE


Alvino Ferreira Lima
(Foi diretor da Faculdade de Direito da USP no periódo de 1956 - 1958)
*Adailton dos Santos Andrade


Nasceu em Rosário do Catete, Estado de Sergipe, a 09 de agosto de 1888.
Aos quatro anos de idade mudou-se para o Estado de São Paulo e passou a residir em Vargem Grande. Iniciou os estudos das primeiras letras em escolas particulares desta cidade, sendo que, em 1899, entrou para o Colégio Azevedo Soares, na capital paulista. Transferiu-se, em 1900, para o Colégio Rosas, de Poços de Caldas, concluindo finalmente seus estudos em 1904 no Instituto de Ciências e Letras desta capital.


Em 1904, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, bacharelando-se em 1908. Em abril de 1909, começou a exercer a advocacia em Casa Branca, onde ocupou por cerca de dez anos o cargo de lente de Matemática da Escola Normal.
Ingressou na vida política local, tendo sido eleito prefeito municipal, de 1922 a 1923, e posteriormente ocupado o cargo de presidente da Câmara Municipal.
Em 1925, transferiu-se para esta capital fazendo seu primeiro concurso de Direito Civil na Faculdade de Direito de São Paulo no ano de 1936, quando recebeu o título de doutor em Direito e foi nomeado livre-docente da cadeira, da qual veio a tornar-se professor catedrático em 1939.
Por vários anos exerceu a vice-diretoria desta Faculdade, tendo desempenhado também as funções de membro do Conselho Técnico-Administrativo. Em setembro de 1956, foi nomeado diretor, cargo que exerceu até sua aposentadoria compulsória, em agosto de 1958. Em agosto de 1966, foi-lhe conferido o título de professor emérito.
Colaborou na Revista dos Tribunais, na Revista da Faculdade de Direito e em diversos jornais de São Paulo, além das obras que seguem. Faleceu a 03 de agosto de 1975. Dr. Alvino é hoje uma referencia em humildade, inteligencia deixou varios livros lançandos e sua históra é lembrada nos corredores da USP. Esta historia e de muitos outros rosarenses voces vao acompanhar aqui, aguardem mais um rosarense que fez carreira fora, que brilhou no cenário da cultura, das artes, neste Brasil a fora.


Obras Publicadas:
O direito de retenção e o possuidor de má-fé. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1936.
Da culpa ao risco. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1938.
A reparação civil do dano no anteprojeto do código das obrigações. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 97, p. 13, 1944.
Culpa e risco. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1960.
A fraude no direito civil. São Paulo: Saraiva, 1965.
___________________________________________________________


Dados do Historiador:
*Adailton dos Santos Andrade é Licenciado em História, Pós Graduando em Ensino de História, Sócio Efetivo do IHGSE, Faz parte dos grupos de Estudo e Pesquisa da UFS: Estudo do Tempo Presente (UFS). /Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Mulheres (UFS/CNPq) Adailton.andrade@bol.com.br – adailton_andrade@hotmail.com

Fonte: Histórico dos ex-diretores da USP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário