terça-feira, 16 de março de 2010

ARACAJU, A HISTÓRIA DA MUDANÇA DA CAPITAL

155 ANOS DE MUITA HISTÓRIA
(Texto de Luis Fernando Soutelo escrito em 1999)

Luiz Fernando R. Soutelo


Há exatamente cento e quarenta e quatro anos, completados a 17 de março de 1999, uma resolução da Assembléia Provincial elevava "o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de Cidade" e transferia para ele a capital da Província, até então situada na vetusta São Cristóvão, onde se instalara depois de outras localizações a principal povoação de Sergipe nos primeiros anos do século XVII.





A mudança da capital, no entanto, não resultou apenas da iniciativa do Presidente Inácio Barbosa, mas foi decorrência de uma fusão de fatores internos, originados na Província, e externos, que resultam de causas políticas e econômicas nacionais.
Sergipe, como as demais províncias do Império, vivia a fase de euforia econômica e de crescimento das cidades como resultado do declínio do patriarcado rural, cujos maiores representantes procuram os centros urbanos, que passam a ser ponto de contato político e de realização de negócios.

 




Por outro lado, os grupos políticos provinciais, representados pelos "rapinas" (liberais) e pelo "camundongos" (conservadores) - farinha do mesmo saco, porque uns e outros saíam sempre da aristocracia rural e procuravam mantê-la no poder foram reaproximados pelo Presidente Inácio Barbosa, ao mesmo tempo em que realizava uma "ação moralizadora", mantendo a província em paz.
Compreendia o Presidente Inácio Barbosa a importância do açúcar como principal produto de exportação de Sergipe, sofrendo a concorrência internacional e as conseqüências de um quadro interno adverso (concorrência do café no sul, a extinção do tráfico negreiro que obrigava o deslocamento interno de escravo). Procurava corrigir esses problemas através da redução de impostos e do encaminhamento de providências para aperfeiçoar os processos de produção.
Ao mesmo tempo, com uma perfeita consciência dos problemas da Província que passara a governar, tentava organizar, segundo o projeto do Comendador Travassos, uma companhia de reboques a vapor "que deveria agir na Barra da Cotinguiba, com a finalidade de atrair os negreiros às nossas plagas".







E porque a barra do Cotinguiba (nome pelo qual, até a década de 20 deste século, se conhecia o rio que banha Aracaju)? Nada mais, nada menos porque era por ela que exportava o açúcar em maior abundância. Em 1854, 25.000 caxias de açúcar saíam pela foz do Cotinguiba, enquanto 10.000 outras eram exportadas por todas as outras barras.
Antes mesmo de propor a transferência da capital, a partir de novembro do ano anterior, Inácio Barbosa dava os primeiros passos para concretizar a medida, mudando para as praias do Aracaju a Alfândega e a Mesa de Rendas Provinciais, criando uma agência dos Correios e uma subdelegacia de Polícia e reformando a atalaia da Cotinguiba.
Depois de uma reunião preliminar no engenho Unha do Gato, de propriedade do Barão de Maruim, o Presidente convocou a Assembléia Provincial para uma reunião em Aracaju, numa das poucas casas que aí existia, o que se concretizaria no dia 2 de março. "A Assembléia, colhida quase de surpresa, recebia em seu recinto o projeto elevando o povoado Santo Antônio à categoria de cidade e transferindo para ele a capital da Província. As sessões arrastaram-se com uma falta de brilho que não condizia absolutamente com a natureza da matéria discutida. Antes a grandiosidade do projeto e a discussão se fez em ambiente sereno. Não porque faltassem oposicionistas, mas sua linguagem não foi tonitruante.





Os próprios deputados do Governo não pareciam acordes com as idéias do Presidente de que resultou a falta de brilho na defesa do projeto. O panorama desolado das praias do Aracaju, com seus areais e seus brejos, desenrolando-se tão aos olhos dos deputados, não podia deixar de exercer sobre eles uma ação negativa"




O certo é que, apenas com dois votos discordantes os de Martinho Garcez e do Vigário Barroso, o projeto foi aprovado, e a 17 de março de 1855 o Presidente Inácio Barbosa homem do seu tempo e que compreendeu a importância da medida sancionada a resolução no 413, cujo significado deverá ser sempre evidenciado porque, como diz o historiador Fernando Porto, representou "uma verdadeira subversão política, econômica e social; deslocou para o norte o centro de gravidade da política local, alterou o intercâmbio de mercadorias".
Em resumo, poderíamos dizer, como fez o historiador Fernando Porto, que "Aracaju foi uma das mais felizes vitórias da Geografia".

36 comentários:

  1. Aracaju nao e o rio de janeiro mais e uma cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiota eotenho orgulho de ser sergipana

      Excluir
    2. Uma merda de cidade dessa azar da peste nascer nela

      Excluir
    3. É por causa de pessoas assim q nossa terra não cresce. Pessoa q não ama a terra q nasceu, não devem amar a se própria...

      Excluir
    4. Gente preconceituosa em achar que Aracaju é uma cidade ruim... Muito pelo contrário, Aracaju é uma cidade maravilhosa! Com certeza melhor que o Rio de Janeiro, que por sinal só tem roubo, perigo e só tem nome mesmo de cidade famosa. Porque se for olhar as qualidades de Aracaju, tem muitas.
      Então parem de preconceito com os sergipanos e vão procuram o que fazer ao invés de ficarem querendo se aparecer nos comentários!

      Excluir
    5. Rapais tomem vergonha em dizer que tem azar de nascer em na capital da cidade que é muito bem falada por onde passo.
      Não sou daqui, sou de Salvador, mas moro aqui e achei uma bela historia sobre suas capital e cidade, moro e pretendo casar e ter filhos aqui, pois tenho muito orgulho dessa cidade.
      Pensam antes de falar mal de sua cidade!

      Excluir
  2. Eu fico triste quando chego em Aracaju e vejo certas arquiteturas históricas e clássicas desfiguradas, outras deram vaga a progresso e ao moderno como foi o caso do hotel Marozzi q, o pedestre em baixo via a côr do sapato do hóspede lá no segundo andar, através da abertura q não é janela e nem porta chamada sacadas e era protegida por gradil de ferro.
    A rua João pessoa, em vez de calçadão seria mais histórico dando uns ares provinciano se mantivesse seu calçamento a paralelepípedo com os trilhos dos bondes a amostra, como é lá em Recife, mesmo sem passar bonde nenhum, é só p,ra dar uma impressão de um Brasil colonial.

    ResponderExcluir
  3. sua besta tem orgulho de ser aracajuana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque vc tem contra nós,aracajuanos?O único besta aqui é vc

      Excluir
    2. Concordo plenamente, isso é recalque!

      Excluir
    3. isso é inveja porque aqui tem água(por enquanto)

      Excluir
    4. Eu estou fazendo só um trabalho para a Escola

      Excluir
  4. Eu ñ sou de Sergipe mais adoro essa cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. e da pra faser uma pesquisa

    ResponderExcluir
  6. se liga galera sou tabem de sergpeeeeee urururrurururururrruurur

    ResponderExcluir
  7. AMO SERGIPE,E TENHO MUITO ORGULHO DE SER SERGIPANA,ARACAJÚ É UMA CIDADE MARAVILHOSA E RECEPITIVA A TODOS.AMO ARACAJÚ.

    ResponderExcluir
  8. AMO ARACAJÚ..SERGIPE É O PAÍS DO FORRÓ,MUITO BOM VIVER AKI.

    ResponderExcluir
  9. eu amo a minha cidade porque ela é maravilhosa e muito linda tenho muito orgulho de ser sergipano e quem vem visitar fica morando

    ResponderExcluir
  10. eu amo a minha cidade é maravilhosa e tenho muito orgulho de mora aqui EU AMO ARACAJU [SE]

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, não sei se conseguiria viver em outro lugar, viver aqui chega a ser prazeroso. Nós enquanto cidadãos precisamos apenas ser mais cordiais e aprendermos a nos cumprimentar, um princípio básico que tanto o pobre quanto o rico tem, basta exercer para não parecermos pessoas mal educadas e isso se tornar uma característica nossa por aí a fora. Sem mais, um bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  12. aracaju e uma cidade lindissima; e de fazer inverjas as outras capitais.

    ResponderExcluir
  13. ARACAJU cidade de ser coroada

    ResponderExcluir
  14. Aracaju é bonita, só falta educação para recepcionar bem os visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recepção boa vc encontra nas favelas do Rio de Janeiro: as balas perdidas sobrevoando pra lhe recepcionar com um tiro na cabeça...

      Excluir
  15. Aracaju é uma cidade inesquecivél

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber a historia de aracaju

    ResponderExcluir
  17. muito linda a cidade de Aracaju

    ResponderExcluir
  18. ai que chato aracaju feia

    ResponderExcluir
  19. aracaju e bom mas so falta seguransa

    ResponderExcluir
  20. Aracaju e a melhor cidade do mundo parem de falar mau dela por eu cresci e nasci aqui parece até que não se importam com as pessoas que tem muitas lembranças boas desse lugar maravilhoso

    ResponderExcluir