segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DE SERGIPE PARA CONCURSO

MATERIAL PARA O CONCURSO DA SEED 2012






HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DE SERGIPE

                      Prof. Adailton

Dados Gerais
O nome Sergipe, originário do tupi si’ri ü pe, quer dizer "no rio dos siris", tendo sido mais tarde adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português.
        Embora seja o menor do Brasil, o Estado apresenta a melhor renda per capita do nordeste e a décima sétima entre os 27 Estados brasileiros e detém o título de Estado nordestino com melhor nível de desenvolvimento humano, conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o prêmio Criança e Paz, da UNICEF, em reconhecimento à redução em 32% do índice de mortalidade infantil.
Seus 75 Municípios estão divididos em 13 microrregiões, a de Aracaju, a do Sertão do São Francisco, a de Propriá, a de Nossa Senhora das Dores, a do Agreste de Itabaiana, a do Cotinguiba, a do Agreste do Lagarto, a de Tobias Barreto, a do Boquim, a de Estância, a do Baixo do Cotinguiba, a de Japaratuba e a de Carira.
Localização
Leste da Região Nordeste
Sigla
SE
Área
22.050,3 km²
Limites
Alagoas (N),  Oceano Atlântico (L), Bahia (S e O)
Relevo 
Planície litorânea e planalto 
Vegetação
Mangues, floresta tropical e caatinga 
População
1.784.475 habitantes (2000)
Habitante
Sergipano
Densidade populacional
80,92 hab/km²
Municípios
75
Analfabetismo
33,29%
Rios principais
São Francisco, Vaza Barris, Sergipe, Japaratuba, Real e Piauí
Clima
Tropical
Capital
Aracaju
Temperatura média anual
23 e 24ºC
Chuvas
Outono e inverno
Hora local ( relação à Brasília)
A mesma
Cidades mais populosas
Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Estância
Atrações
Aracaju, São Cristovão, Laranjeiras e Estância









História

Situado entre duas Capitanias importantes, Pernambuco e Bahia, os portugueses entenderam que era fundamental sua colonização. As terras sergipanas eram então ocupadas apenas por indígenas e por franceses contrabandistas de pau-brasil, o que representava séria ameaça ao domínio português.
Em 1575, jesuítas chegam ao território numa primeira tentativa , sem resultado, de catequizar os índios. Fundam a aldeia de São Tomé, no povoado de Santa Luzia. Inicia-se, então, uma série de batalhas pela posse da terra, terminando em 1590 com a conquista do território por Cristóvão de Barros que funda a Capitania de Sergipe Del Rey, assim denominada para distinguir de Sergipe do Conde, no Recôncavo Baiano. Constrói um fortim e funda o Arraial de São Cristóvão, próximo ao Rio Poxim, e concede sesmarias a inúmeros companheiros de luta.
Anos depois o arraial torna-se uma vila e passa a ser chamado de cidade  de São Cristóvão.
Com a saída de Cristóvão de Barros do território, Tomé da Rocha passa a administrá-lo e inicia a criação de gado e a plantação de cana-de-açúcar. O gado passa a dominar o território. Surgem muitos currais de onde saem os bois para o abate na Bahia. O caminho que liga Sergipe à Bahia e por onde passam as boiadas, passa a ser conhecido como a "Estrada da Boiada" e o baixo São Francisco, de "Rio dos Currais". Os ricos de Salvador compram terras na nova Capitania e para lá mandam suas cabeças de gado.
A cana-de-açúcar também se desenvolve, principalmente no Vale do Cotinguiba e chegam negros trazidos da África para trabalhar como escravos pois os índios não estavam acostumados a esse trabalho. Outras vilas foram fundadas nas regiões do Rio Real e do Rio Piauí, ao sul do Estado, e nas terras banhadas pelo Vaza-Barris, Cotinguiba e Rio Sergipe, ao norte do Estado.
Em 1637, os holandeses ocupam e incendeiam a Cidade de São Cristóvão e roubam milhares de cabeças de gado, causando completa desorganização econômica e social.
Em 1645, as terras são recuperadas pelos portugueses. Encontram-na devastada e arrasada. Aos poucos o território volta a povoar-se, e a cultura canavieira e a criação de gado reinicia seu desenvolvimento, porém a desunião política faz com que haja uma grande desorganização com diversos atritos entre os habitantes e constantes reclamações contra a prepotência dos poderosos. Essa desordem contribui para que a Bahia domine as terras sergipanas, o que prejudica sua formação, originando debates sobre as questões de limites entre Sergipe e Bahia até o início da República.
Em 1696 é criada a comarca(Ouvidoria)  de Sergipe separada da Capitania da Bahia de Todos os Santos e em 1698, as Vilas de Itabaiana, Lagarto, Santa Luzia, Vila Nova do São Francisco e Santo Amaro das Brotas.

Em 1759, os jesuítas são expulsos do território, deixando para trás a base da formação religiosa e do ensino e belos exemplares da arquitetura religiosa. (ver reformas Pombalinas )
Em 1763, Sergipe é novamente anexado à Capitania da Bahia de Todos os Santos, tornando-se responsável por um terço da produção açucareira baiana da época, além de fornecer couro, tabaco, algodão e farinha de mandioca. Existem classes sociais bem distintas: a dos senhores de terras e a dos trabalhadores (escravos negros e índios) e homens livres que se dedicavam á produção de subsistência.
Em 1820, a Capitania se separa definitivamente da Bahia e após a Independência se torna Província, tendo como Capital a Vila de São Cristóvão. Porém, a situação política de Sergipe continua a mesma, com constantes conflitos, como os de Laranjeiras e Santo Amaro (1836). A prosperidade da classe dominante era cada vez maior, com a produção e exportação do açúcar, principalmente no Vale do Cotinguiba, o que leva à transferência da Capital São Cristóvão para uma região litorânea, o povoado de Santo Antônio de Aracaju.
 A nova Capital, uma das primeiras Cidades planejadas do Brasil, muito contribui para o desenvolvimento de Sergipe pois é dotada de melhores condições portuárias; sua posição geográfica facilita a vida econômica da região do Cotinguiba; e é melhor localizada, facilitando o embarque do açúcar para a Europa. Esta mudança, estimula o povoamento nesta parte do litoral; faz surgir novas estradas; e aumenta a integração entre Estados próximos.
A partir de 1860, o desenvolvimento da cultura do algodão ao lado dos engenhos de açúcar, principalmente em Itabaiana, passa a ter considerável importância na economia da Província, chegando a ser, por muitos anos, o segundo produto de Sergipe, originando o aparecimento das fábricas de tecidos nas Cidades de Aracaju, Estância, Propriá, São Cristóvão, Vila Nova (Neópolis), Maruim e Riachuelo.
Com a Proclamação da República, em 1889, a Província de Sergipe passa a ser um dos Estados da Federação, com sua primeira Constituição promulgada em 1892. Inicia-se uma fase em que os sergipanos sobressaem no cenário nacional devido ao seu prestígio intelectual. A representação de Sergipe no plano federal passou a ser disputada por intelectuais de projeção, e não por provincianos poderosos.
 Com a revolução de 1930, Sergipe passa a ser governado por Interventores Federais até 1935, quando o País volta à normalidade democrática.
Logo depois volta a intervenção, que se mantém até 1945.
A vida política sergipana durante a República Velha continua a ser um jogo de interesses entre as classes dominantes, especialmente os senhores de terra.
Em 1963, jorra petróleo nos campos de Carmópolis.
A partir de 1964, com o movimento militar, Sergipe passa a empregar todos os seus esforços na tentativa de superar o subdesenvolvimento, tentando modificar a estrutura agroindustrial da cana-de-açúcar para desenvolver a exploração do subsolo. Começa a exploração do petróleo na plataforma marítima.
Em 1975, um terço do território de Sergipe passa a ser considerado de utilidade pública, para efeito de desapropriação pela Petrobrás, visando evitar a especulação imobiliária, que prejudicava o trabalho da empresa na prospecção de petróleo. A faixa considerada de utilidade pública se estende da foz do Rio São Francisco até o Rio Real, na divisa com a Bahia.
Em 1987, o Governo desenvolve o Projeto Canindé do São Francisco, denominado projeto Califórnia; e, em 1993, o Platô de Neópolis, na margem direita do Rio São Francisco, para o plantio de abacaxi, acerola e manga, com fins industriais, ambos para tornar o Estado auto-suficiente na produção de alimentos, defendendo a agricultura das secas freqüentes e prolongadas. Além disso, em 1990, mudam a legislação tributária estadual, para atrair investidores nacionais e estrangeiros, e a inauguram a Hidrelétrica de Xingó, o Pólo Cloroquímico do Nordeste e o Porto de Sergipe. Contudo, devemos frisar quanto ao aspecto sócio cultural e artístico que é a partir da segunda fase da colonização portuguesa de Sergipe quando começam a surgir os principais monumentos que marcam a paisagem do Estado.
São Cristóvão centralizara, com sua própria função, os mais representativos exemplares da arquitetura. Convivem ali harmoniosamente conventos como o de São Francisco e sua Ordem Terceira, sede do Museu de Arte Sacra; o do Carmo e sua Ordem Terceira onde se encontra a milagrosa e venerada imagem do Senhor dos Passos, cuja festa no segundo final de semana depois do carnaval, atrai milhares de peregrinos de vários pontos do Nordeste; o despojado hospício dos Capuchinhos, do qual resta apenas a casa conventual, a Santa Casa de Misericórdia, transformada em recolhimento de meninas órfãs; igrejas como a Matriz de Nossa Senhora da Vitória, a do Amparo e do Rosário, onde nas Festas de Reis se apresentavam as Taieiras; e casa residenciais, como a praça de São Frâncico, notabilizada pelas suas sacadas balaústres trabalhados, a do balcão corrido, na praça da Matriz, onde funciona o Centro de Restauração de Obra de Arte, a antiga casa de Câmara e Cadeia, transformada, depois de reforma, em grupo escolar e, mais recentemente, em Centro de Arte da UFS, além de vários outros sobrados, como o antigo Palácio do Presidente da Província.
Templos e conventos, galilés, portadas e claustos silenciosos, ao lado de imagens e telas, constituem um conjunto harmonioso, o mais importante do Estado e, sem dúvida alguma, um dos mais significativos da região, da mesma forma que Laranjeiras, desenvolvida no século passado, está intimamente ligada à agro-indústria do açúcar em terras sergipanas.
Pelo interior, em Santo Amaro das Brotas, ergue-se a elegante igreja matriz de Santo Amaro, com sua bela portada encantaria, além do convento dos Carmelitas, hoje desaparecido (o que restou da construção - uma portada -, está no Museu Histórico de Sergipe), nas terras doadas por Pedro Leal Barbosa, lá pelos idos de 1721.
Em Laranjeiras, os jesuítas deixaram o conjunto do Retiro, formado pela capela Santo Antônio, mais tarde completamente modificada, e pela residência anexa, edificada em 1701; além da igreja Comandaroba, com a sua portada de 1734 e os arcos do alpendre que circundam a nave, o que faz com que Silvia Teles a considere uma igreja de peregrinação.
No sentido do sul de Sergipe, destaca-se o conjunto da antiga fazenda Colégio que pertenceu aos jesuítas, sendo confiscada em 1759 (trata-se de uma fazenda na região de Tejupeba, no município de Itaporanga d'Ajuda), em especial a casa com amplas varandas com balcão corrido.
E mais para o sul, nas margens do rio Real, está a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na antiga aldeia do Geru, hoje sede do município de Thomar do Geru. Construída por volta de 1720, notabiliza-se pela “bela decoração da talha do arco-cruzeiro e dos altares colaterais”, com os seus “putti” com fisionomia de índios. Mas Sergipe, em termos de patrimônio histórico monumental, não tem apenas os monumentos mencionados.
Muitos outros merecem uma menção, como a igreja matriz de Divina Pastora, onde está o mais belo teto decorado existente em templo sergipano, devido ao pincel de José Teófilo de Jesus; a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade do mesmo nome, com um belo arco na capela do Santíssimo e altares laterais separados da nave principal por um balaústitre de madeira; a singela igreja de São Pedro, no município de Porto da Folha, onde os Capuchinhos mantiveram, até o século passado, um aldeamento indígena, ou, ainda, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Neópolis, com as sepulturas no piso da nave recoberto de madeira, hoje um monumento tombado pelo Estado.
E o que dizer das capelas rurais – que na expressão da museóloga Lígia Martins Costa são verdadeiras igrejas – como a do engenho Jesus Maria José, em Laranjeiras, a do Penha, em Riachuelo, a do Poxim, em São Cristóvão, e a do Caieira, em Santo Amaro das Brotas, com o seu alpendre? São marcas de uma época em que se era “rara a propriedade açucareira, junto da qual não se edificasse um templo. Os interesses da família eram esquecidos por alguns dos chefes que, em verbas testamentárias, deixavam ricos legados às irmandades, às ordens, e às capelas”.
Estância, ativo centro comercial desde o século XVIII, tem a sua arquitetura peculiar. São os sobrados, com dupla função, residência e casa de comércio, da rua Capitão Salomão e as casas do Pernambuquinho, muitos deles com fachadas revestidas de azulejos vindos da Europa.
Se as cidades são ricas em termos de monumentos civis e, sobretudo, religiosos, as propriedades rurais são muito pobres em termos de arquitetura, talvez porque os senhores de engenho preferissem investir seus lucros no próprio negócio com a compra de novas terras, em lugar de constituírem casas onde tivessem com um certo conforto. Isto é observado por Orlando Dantas quando escreveu:
A aristocracia rural não teve brasões, castelos e escadarias de mármore. Os sobrados do Escurial, construído pelo Barão de Estância, o das Pedras imitando o palácio governamental e as casas grande do Castelo, São Félix, Vassouras, São José de Laranjeiras, Lombada, Topo, Junco, marcam o máximo de conforto da aristocracia sergipana. Em algumas casas existem retratos a óleo dos seus antepassados, baixelas de prata, porcelanas finas e móveis de jacarandá
Sergipe é grande pela expressão da sua cultura e pelo contribuição dada ao Brasil. Seus monumentos são expressivos e marcam, com características próprias, uma parte da história com seus heróis anônimos e todo um sistema de vida que se baseou no trabalho escravo, na cana-de-açúcar e no gado.

Quadro Natural

Seu relevo é composto de planície e planalto, e a maior parte, cerca de 86%, com menos de 300 m de altitude.
O trecho litorâneo é largo, formado pelas areias e dunas litorâneas. A medida que vai-se indo para o interior, surgem pequenas elevações (em torno dos 100 m), os tabuleiros, até o centro do Estado.
Em direção a oeste as altitudes chegam a 742 m formando a Serra Negra (ponto culminante do Estado). Próximo à divisa com a Bahia surgem as Serras Comprida, Palmares, Miaba, Itabaiana, Cajueiro, Capunga, entre outras e a sudoeste, as Serras Aguilhadas, Jabiberi, Boqueirão, Macota, Cajaíba e outras. Margeando o São Francisco encontramos planície que na divisa com Alagoas, junto ao litoral, forma um delta.
Como nos outros Estados do Nordeste, também em Sergipe encontramos as unidades físicas regionais: Litoral e Zona da Mata, Agreste e Sertão, mas de forma menos nítida.
·        Litoral - encontra-se a vegetação de mangues,cobertos de água salobras, junto a extensas áreas arenosas, onde se espalham os famosos coqueirais sergipanos e campos de dunas.
·        Zona da Mata - permanece dominada pela cana-de-açúcar e floresta tropical, atualmente muito devastada, nos topos de algumas colinas e sopé de serras.
·        Agreste - abriga duas regiões: a de Itabaiana, essencialmente agrícola com policultura, minifúndio e alta densidade demográfica e a de Lagarto, na qual se desenvolve a lavoura do fumo. A vegetação foi quase toda devastada para a agricultura.
·        Sertão - ocupa a parte noroeste do Estado, com a caatinga e a pecuária, predominando as grandes propriedades e as baixas densidades populacionais.
O Estado não apresenta secas importantes pois com o relevo baixo, os ventos úmidos do Oceano penetram facilmente.
Abriga uma das maiores concentrações de bacias hidrográficas, a do Rio São Francisco; do Rio Japaratuba; do Rio Sergipe, responsável pelo abastecimento de água de Aracaju através do represamento dos Rios Poxim e Pitanga; do Rio Vaza-Barris; do Rio Piauí; e do Rio Real, que quando deságuam em seu litoral formam imensos manguezais, viveiro natural de várias espécies marinhas, onde se encontram os caranguejos, importantes para a população.
Os mangues vêm sendo arrasados, ou para a fabricação de carvão, aterros (Coroa do Meio) e construção civil, ou para sua utilização como combustível, pelas indústrias.
Conta com várias ilhas, destacando-se as Ilhas da Paz do Paraíso (nos estuários dos Rios Vaza-Barris) e a Ilha de Arambipe (na foz do Rio São Francisco). Na Ilha de Santa Luzia, defronte a Aracaju, está a Cidade de Barra dos Coqueiros. Em São Cristóvão, a Ilha de Patatiba ou Ilha da Veiga; em Porto da Folha, a Ilha de São Pedro.
As lagoas existentes são de restinga e de várzea. Cedro é a maior lagoa em Sergipe. O Estado abriga ainda as Lagoas de Catu, em Japaratuba e a da Prata, em Tobias Barreto.
O clima tropical domina o Estado: o quente úmido, corresponde à faixa litorânea, com um período de seca de apenas 3 meses; quente e semi-úmido entre o litoral e o sertão, com um período de 4 a 5 meses de seca; e quente e semi-árido (seco) no sertão, com um período de 7 a 8 meses de seca.



Divisão do Estado por Regiões
Região
Cidades

03 - Aracaju
05 - Boquim
06 - Carira
12 -

Infra-Estrutura

A malha rodoviária é a mais utilizada e possui 9.480 km de estradas, sendo cerca de 23% pavimentadas. Duas importantes rodovias federais cortam o Estado, a BR-101, cortando de norte a sul, e a BR-235 no sentido leste/oeste. Ligando o Estado à Bahia, conta com a Linha Verde, uma bela rodovia litorânea, cercada de coqueirais.
A malha ferroviária tem extensão de 286 km.
A energia elétrica é fornecida CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), que aproveita a força da Cachoeira de Paulo Afonso e pela Hidrelétrica de Xingó, na divisa com Alagoas, chegando a totalidade de seus Municípios. Aracaju é a Capital nordestina com maior capacidade de energia elétrica disponível.
O Aeroporto Santa Maria está capacitado para vôos nacionais e internacionais.
As telecomunicações em Sergipe garantem a comunicação por telefone convencional, fax e celular.
O Estado conta com uma zona de processamento de exportação onde se estabelecem indústrias voltadas exclusivamente para o mercado externo, implantada em Nossa Senhora do Socorro e com os Distritos Industriais de Aracaju, de Estância e de Nossa Senhora do Socorro.
Conta também com o pólo mineraloquímico com indústrias derivadas principalmente de produtos minerais, localizado em Barra dos Coqueiros.
Abriga diversas adutoras, entre as quais a Sertaneja, a Piauitinga, a do Agreste, a do Baixo São Francisco, com 1.742 km, a maior rede do País.
Sergipe é o único Estado brasileiro a dispor de um moderno Porto Off-Shore, de propriedade do Estado, localizado em Barra dos Coqueiros, fazendo articulação com o Pólo Cloroquímico, a zona de processamento de exportações e os grandes projetos de irrigação, e opera com cargas gerais. A prioridade do Estado para a área de irrigação é o Platô de Neópolis, destinado a empresários agrícolas e a agro-industriais, para a produção de fruticultura tropical de exportação.
                                                          
Turismo

O turismo em Sergipe tem atrações para todos os gostos. Para quem gosta de praias, o litoral sergipano, com seus 173 km de extensão, oferece algumas das mais belas, com dunas de areia branca, lagoas e coqueirais. Umas já apresentam moderna infra-estrutura, outras ainda primitivas. Destacam-se as de Abaís, Caueira, Saco, Pirambu, onde está instalado o Projeto Tamar e se encontra a maior e a menor tartaruga do mundo, Atalaia e Ponta dos Mangues, entre outras. 
Para o turismo histórico, Sergipe apresenta muitas Cidades fundadas nos séculos XVI e XVII, algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, com igrejas e capelas do estilo barroco, como Tomar do Geru, onde os jesuítas deixaram um dos mais belos templos do período de colônia, São Cristóvão, a quarta Cidade mais antiga do Brasil, com seu fabuloso patrimônio histórico e artístico e Laranjeiras, com museus e igrejas antigas.
O turismo ecológico faz-se representar pelos rios com seus estuários, desaguando no Atlântico, principalmente o Rio São Francisco, além do Poxim, Real, Vaza Barris e Sergipe, com seus manguezais. O Rio São Francisco, o Rio Real e o Rio Sergipe são cortados por catamarãs em cinco rotas.
A infra-estrutura turística conta com uma rede de hotelaria de primeira, em Aracaju e em vários pontos do interior.
O grande agito de Sergipe fica por conta de 2 festas populares que têm levado milhares de turistas a visitar o Estado. São o Carnaval e as Festas Juninas.
Quando se inicia junho, Sergipe transforma-se no maior arraial do País. O Estado fica em festa 30 dias do mês, a mais longa festa do País. Aracaju, Estância, Capela, Muribeca, Areia Branca, e Cristinápolis se destacam na animação. São casamentos e bailes caipiras, missa de vaqueiros, Festa do Mastro, fogos de artifício, barcos de fogo, concursos de quadrilhas e muita zabumba, xaxado, baião, forró, triângulo e sanfona. Estância e Capela apresentam uma grande queima de fogos, um espetáculo inédito no Brasil e no mundo, destacando-se as Guerras de Buscapés, Barcos de Fogo e Espadas, ao som do ritmo quente do Samba de Coco, Pisa Pólvora e do Batalhão de Fogo. Em Areia Branca, o forródromo é palco do S. João de Paz e Amor.
O Carnaval em Sergipe tem muita folia e agitação e dura 8 dias. O Pré-Caju, que se inicia uma semana antes do Carnaval, abre as comemorações com os blocos e trios elétricos que fazem a alegria de cerca de 100 mil pessoas.
A diversidade de atrações em Sergipe é surpreendente. Além de agradável, é fácil conhecer o Estado. São 22 mil km² de área que concentram, numa conveniente proximidade, belezas naturais, história, cultura e uma eficiente infra-estrutura para receber seus visitantes. Junte-se a isto hospitalidade e segurança e o seu passeio está completo.
O litoral sergipano, com seus 173 km de extensão, oferece belas praias com dunas de areias brancas, lagoas e coqueirais. Elas concentram-se no sul do Estado e entre as mais visitadas estão Caueira, Abaís e Saco. Na praia do Saco, após cruzar os rios Piquitinga e Real, chega-se à famosa Mangue Seco. Esta região é conhecida como Costa das Dunas e foi o primeiro local visitado pelos jesuítas na colonização do Estado. O ano da chegada, 1575, é lembrado em um marco às margens do rio Real. Seguindo para o norte, a partir de Aracaju, encontra-se a Costa dos Manguezais. O roteiro é imperdível para os amantes do ecoturismo. Na área de Pirambu, as atrações são os mangues preservados e o projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas. Outra área interessante é o Pantanal de Pacatuba, uma área de 40 km² com uma grande diversidade da flora e da fauna, como jacarés, macacos, capivaras e diferentes tipos de pássaros.
 Na região do rio São Francisco, o turista encontra de tudo um pouco. História, belas paisagens e até esportes radicais. Próximo à Hidrelétrica de Xingó, localizada em Canindé do São Francisco, a formação de canyons de até 50 metros de altura permite passeios de catamarã, visitar a hidrelétrica e ainda explorar a história conhecendo sítios arqueológicos, o Museu Arqueológico de Xingó e a gruta de Angico, onde foram mortos Lampião e Maria Bonita. Por meio do barco é possível conhecer as cidades ribeirinhas de Propriá, Neópolis, Santana do São Francisco, Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande.
O lado puramente histórico de Sergipe é representado pelas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, ambas tombadas pelo Patrimônio Histórico. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil e abriga um acervo de peças e monumentos dos séculos XVII e XVIII. Possui um dos maiores conjuntos de arte sacra do País. Em Laranjeiras, os museus e igrejas antigas levam o visitante aos períodos da colonização e da escravidão. É a cidade que mais preserva o folclore no Estado, tornando-se o último reduto de manifestações já extintas em outras partes do Brasil.
A cidade de Aracaju, com seus 30 km de praia, revela ao turista que ele pode encontrar belezas naturais, boa infra-estrutura e tranqüilidade ao mesmo tempo. A grande pedida é escolher um dos inúmeros bares e restaurantes da orla e deliciar-se com caranguejos, camarões e caldinhos de frutos do mar. A urbanizada praia de Atalaia é um convite às caminhadas. Diante do calçadão estão quadras poliesportivas, praça de eventos, parquinhos infantis, vendedores de artesanato e comidas típicas. Outro ponto interessante é o Oceanário, onde 20 grandes aquários expõem a fauna e a flora marinha e fluvial de Sergipe. À noite, o agito toma conta de Atalaia. Os bares com música ao vivo, ou que simplesmente oferecem um delicioso caranguejo, são o pretexto para reunir uma porção de gente bonita.




Cultura

O Estado apresenta diversas instituições culturais, como Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a Sociedade de Cultura Artística de Sergipe e a Academia Sergipana de Letras; diversos museus como o do Instituto Histórico e Geográfico, o de Arte e Tradição e do Convento de São Francisco, em São Cristóvão, um dos mais ricos museus de arte sacra do Brasil; diversas bibliotecas, destacando-se a Biblioteca Pública do Estado de Sergipe, a da Universidade Federal de Sergipe, fundada em 1967, e a do Instituto Histórico e Geográfico; e diversos monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico.
As principais festas religiosas de Sergipe são: a Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, procissão fluvial que percorre o estuário do Rio Sergipe, em 1º de janeiro; os festejos de Natal, de 25 de dezembro a 6 de janeiro, em que se destaca o Carrossel do Tobias, um boneco preto que toca um grande realejo; e a de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro, todas em Aracajú. No interior, as principais festas populares são a do Senhor do Bonfim, em Estância, que dura três dias; a de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, em 8 de setembro; e a dos Passos, em São Cristóvão, na Quaresma.
O folclore espalha-se pelo Estado destacando-se a Taieira, em Japaratuba e Laranjeiras; o Reisado; o Guerreiro, em Propriá, Riachuelo, Pacatuba e Aracaju; Bacamarteiros; Lambe-Sujo; Caboclinhos; o Cacumbi, em Laranjeiras; e Parafusos, em Lagarto. As expressões folclóricas mais populares são o Carnaval, as Festas Juninas, a Corrida de Jegues em Itabi, no mês de setembro e o Encontro Cultural de Laranjeiras, realizado anualmente.
O artesanato do Estado é um dos mais expressivos do País. São peças cuidadosamente trabalhadas em couro, cerâmica, sisal, renda e bordado. No Sertão concentra-se a produção das peças trabalhadas em couro e sisal.
 A renda, em Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Santana do São Francisco, Divina Pastora e Cedro de São João. O bordado em Propriá e Tobias Barreto. A cerâmica é o carro-chefe da economia do Município de Santana do São Francisco.
A culinária típica sergipana tem como prato principal a buchada, feita de sangue e miúdos de carneiro, além dos frutos do mar, carne do sol e milho, indispensável durante os festejos juninos como canjica e pamonhas, mas também no prato diário na mesa dos sergipanos na forma de bolinhos e cuscuz. Um dos acompanhamentos mais tradicionais é o caldo de feijão, peixe, sururu ou ostra. Há doces a base de frutas locais, como o jenipapo.
No interior, é famosa a paçoca, prato de carne desfiada com farinha de mandioca. As bebidas à base de frutas, como as batidas de maracujá, coco e pitanga e os licores de jenipapo, graviola e pitanga são os mais comuns.

Economia

A economia se baseia no extrativismo, na agricultura e na pecuária. Sergipe é um Estado policultor, com lavouras para cultivos industriais e de subsistência. Os cultivos industriais que mais se destacam: cana-de-açúcar, cultivada na Zona da Mata; laranja, cultivada para a exportação no Agreste; coco-da-baía, sendo um dos maiores produtores nacionais e o pioneiro na industrialização; fumo, algodão, mandioca, cultivada principalmente no Agreste; maracujá, primeiro produtor nacional; tangerina, limão e milho, em todo o Estado de Sergipe; feijão, arroz, amendoim, inhame, batata-doce, melancia e abóbora. A maior parte das propriedades com fruticultura de exportação são pequenas e contam com sistemas conjugados de adutoras, barragens, açudes, poços, cacimbas e cisternas (Platô de Neópolis e Projeto Califórnia).
O rebanho estadual tem-se ampliado tanto no agreste como nos vales do litoral e nas áreas sertanejas, principalmente devido à existência de um moderno frigorífico na capital. Conta com gado bovino da raça Indubrasil (1 milhão) e ovino (207,2 mil). Nas proximidades das cidades, especialmente de Aracaju, tem-se intensificado a criação de aves destinadas ao abate e à produção de ovos. Sergipe tem um complexo formado por 7 Distritos Industriais implantados em várias Cidades, como Aracaju, Socorro, Estância, Propriá, Boquim, Itabaiana e Carmópolis. As indústrias têxteis, alimentares petroquímicas são o forte do Estado, porém se destacam também os setores de mobiliário, editorial e gráfico. Aracaju é o mais importante centro industrial, com os produtos alimentícios, têxteis e de confecções, minerais não-metálicos, petrolíferos, de construção civil, de calçados, de laminados, de bebidas, de matéria plástica, de madeira, de couro e outros. Em Laranjeiras está a fábrica de cimento Portland. Os principais minerais encontrados em Sergipe são: mármore, potássio, calcário, sal-gema, granito, halita, silvinita, carnalita, enxofre, dolomita, cobre, areia, argila, potássio, o petróleo e o gás natural.
O Estado é o quarto maior produtor de Petróleo do País. A exploração se faz tanto no Continente (Campos de Carmópolis, Siririzinho, Riachuelo e outros) como na Plataforma Continental. O Pólo Cloroquímico do Estado integra as diversas unidades industriais de processamento de matérias-primas minerais.
 Sergipe tem sólida indústria de sucos e sua produção é exportada para os Estados Unidos, Canadá e Europa.









O BRASÃO DE SERGIPE

 Lei nº 02, de 5 de julho de 1892 instituiu o Brasão de Armas de Sergipe. Coube ao professor Brício Cardoso a criação do Brasão, oficializado em 5 de julho de 1892 pela Assembléia Legislativa. Sua simbologia está representada pelo índio Serigi embarcando em um balão; em seu centro a palavra PORVIR - o futuro. Abaixo do cesto do balão a legenda Sub Lege Libertas - Sob a Lei a Liberdade. Encerrando a faixa a data da  primeira Constituição do Estado - 18 de maio de 1892. O índio representa o passado e o balão o futuro e a civilização.

Brasão do Estado de Sergipe
A BANDEIRA DE SERGIPE

 

Nos fins do século XIX, o negociante e industrial sergipano José Rodrigues Bastos Coelho, necessitando de um distintivo para suas embarcações que identificasse o Estado de onde procediam, elaborou uma bandeira para este fim. A bandeira, formada por um retângulo com quatro listras - alternando as cores verde e amarelo -, e um retângulo azul na parte superior à esquerda com quatro estrelas brancas de cinco raios, passou a ser conhecida, nos portos freqüentados pelos navios de Bastos Coelho, como a "Bandeira Sergipana". As cores usadas foram as nacionais e as estrelas representavam quatro barras do Estado, talvez as mais transitadas pelo autor Esta bandeira, acrescentando mais uma estrela maior no centro das outras para representar o número exato das barras sergipanas, foi oficializada através da Lei No 795, de 19 de outubro de 1920. No dia 24 de outubro de 1920 a bandeira oficial de Sergipe foi hasteada pela primeira vez, na fachada do Palácio do Governo, ficando ao lado da bandeira nacional.  Em 1951, a bandeira oficial do Estado foi alterada. As cores e características foram mantidas, exceto o retângulo azul, que a partir daí continha quarenta e duas estrelas, representando o número dos municípios sergipanos na época. No ano seguinte foi restabelecida a bandeira oficial instituída pela Lei No 795, de 19 de outubro de 1920.

 

Bandeira do Estado de Sergipe

162 comentários:

  1. Boa noite...gostaria de saber quando vc irá postar o material para o concurso do magisterio 2012...estou mt ansiosa para lê-lo...

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor. Parabéns pelos seus trabalhos e merecidos reconhecimentos.

      Irei fazer o concurso para polícia civil e necessito do material.

      Poderias me enviar, por favor?

      email: zerj2012@hotmail.com

      Grande Abraço.

      LP

      Excluir
  2. estou urgentemente precisando desse assunto, se o senhor puder me ajudar, porque não consigo abrir ai o arquivo, me ajude, obrigada...

    ResponderExcluir
  3. estou precisando muito desse material,se vc puder enviar eu agradeço. e mail: dssa_1983@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. quando pedir conteúdo para o concurso informe o email. muitos deixam aqui pedido mas nao diz para onde enviar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda por favor, nenetion@yahoo.com.br
      desde já agradeço pela atenção

      Excluir
    2. Olá boa noite, manda pra mim o material de para o concurso da seed se, nenetion@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Professor, estou precisando do material para o concurso da Deso. O senhor poderia, por obséquio, enviar para o meu e-mail? E-mail: aresende_01@yahoo.com.br

      Fico muito agradecido.

      Excluir
    4. por favor estou precisando também...
      leandroprox26@hotmail.com

      Excluir
    5. me mande esses assuntos estou precisando muito fico grato email : vitorh,p@hotmail.com

      Excluir
    6. estou precisando muito desse material,se vc puder enviar eu agradeço. e mail: vitorh.p@hotmail.com

      Excluir
    7. Olá, gostaria de receber o materia via e-mail para uma pesquisa para meu mestrado.
      Desde já parabéns pelo trabalho. silviocampelo@hotmail.com

      Excluir
    8. peço que envie, por favor, para leandrinhoo_44@hotmail.com

      Excluir
    9. BOA NOITE! Estou precisando muito... desse materia se vc puder enviar eu fico grato: raphael-log@hotmail.com

      Excluir
    10. Prof. Adailton,
      Boa tarde, estive pesquisando sobre a historia de Sergipe e seus aspectos políticos geográficos e culturais e achei muito bom esse blog, parabéns!
      Se possível me enviar por e-mail material para estudo do concurso para agente de policia civil de Sergipe lhe serei muito grato.
      Marcos Lelis
      marcolelis@hotmail.com

      Excluir
    11. Boa noite professor parabéns pelo belo trabalho. Mande pra meu e-mail esse assunto da história de Sergipe pré me estudar pra o concurso da guarda Municipal blz obrigado !!!!!!.o meu email é wilkersalles@hotmail.com

      Excluir
    12. POR GENTILEZA, TEM COMO PASSAR PRO MEU E-MAIL: jonatasbarreto@hotmail.com.br

      Excluir
    13. Parabéns professor, belíssimo trabalho. Se possível enviar para o meu email.
      derick.melo@hotmail.com

      Excluir
    14. OI,MANDA POR FAVOR,O MATERIAL DO DEPEN!OBRIGADO.(cassiosantosrb@gmai.com)

      Excluir
  5. Boa noite, estou precisando do material sobre a história de Sergipe pra concursos, se vc puder enviar eu agradeço.
    E-mail: isabelak39@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, excelente o blog!!! Como é importante esse destaque da história sergipana.
    Caro Adailton, solicito o material sobre a história de Sergipe para concursos (magistério), favor enviar p o e-mail eafamaro@hotmail.com grato.

    ResponderExcluir
  7. Oi,estou precisando do material sobre aspectos historicos e geograficos de Sergipe para concursos!
    Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. meu e-mail é cristianemenezzes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Professor se possível envie o material para o concurso da SEED 2012 para o e-mail: katiuscia_ely@yahoo.com.br ou katiuscia_ely@hotmail.com
    Muito grata, Katiuscia

    ResponderExcluir
  10. por favor, envie o material do concurso do magisterio 2012 para o e-mail: keel_futsal@hotmial.com.


    atenciosamente

    Prof. Kleverton


    muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. por favor mande pra mim história, geografia e conhecimentos gerais de sergipe estou precisando para o concurso da seed 2012 para crisflp2010@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. Gosto demais do teu blog. Gostaria de receber esse material para o concurso de professor.O e-mail é : betoquim51@yahoo.com.br
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante mesmo, tanto para aqueles que procuram material para concurso, e também para quem quer conhecer mais sobre nosso estado. Gostaria de receber esse material, meu email é: aline_nr25@yahoo.com.br
    Desde já, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. bom dia, gostaria que mandasse por email s.aguiarcarvalho@hotmail.com conteudo para o magisterio 2012 grata

    ResponderExcluir
  15. Olá, preciso do material referente a História, geografia e conhecimentos gerais sobre Sergipe para o concurso. Desde já agradeço. E-mail: neofilosofiagoethe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber este material no meu email: rodrigues-gilson@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria que enviasse o material para esse e-mail:
    criscar.training@hotmail.com
    Agradecido, Crístian Carvalho.

    ResponderExcluir
  18. gostei mt de suas colocacões estou terminando o curso de historia na unit ead e tudo que vc postou estudei na facu. e seria possivel o envio de material relacionado ao concurso? se sim email: mistagogofilho@hotmail.com
    grato e mais saber...

    ResponderExcluir
  19. gostaria muito de receber o material relacionado o concurso se possível. meu email rcspsn@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. boa noite,por favor envie pra mim o MATERIAL PARA O CONCURSO DA SEED 2012,história de sergipe para concursos...muito obrigado ... enviar para: willmesfreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. amigo se possível envie o material para o concurso da SEED para o email: givaniltonbrito@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. gostaria de receber o material que fala da historia de sergiope para estudar pro concurso; meu e-mail: profandrecar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ola, gostaria muito deste material do concurso do magistério 2012 referente a história, geografia e conhecimentos gerais de Sergipe, envie por favor para esse e-mail: ingrid.micaella@hotmail.com
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostaria de receber esse material do concurso do magistério referente a história, geografia e conhecimentos gerais de Sergipe em meu e-mail: ingrid.micaella@hotmail.com

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  25. boa noite professor, como vai?
    Se possível, gostaria de receber o material que fala da historia de Sergipe por e-mail, para estudar para o concurso. meu e-mail: lucicleiageografia@yahoo.com.br
    Grata!

    ResponderExcluir
  26. boa atarde professor Adailton, gostaria de receber o material que fala da historia, geografia e conhecimento gerais de sergipe, aspectos relevantes, com enfoque no estado na diversas áreas, tais como politica, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenv. sustentável, compreensão dos problemas que afetam o estado. Grata. simone_satiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, profºAdailton!
    Por favor e se possível envie o material de "História e Geografia de Sergipe" para o concurso do Estado. Agradeço desde já!
    E-mail: igorcruzqueiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! Gostaria de receber o material de estudo para o Concurso de SE. Desde já, obrigada...
    Raissa de Oliveira (rai.olliveira@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  29. Bom dia! Gostaria de receber o material de "História e Geografia de Sergipe para o concurso do Estado. Agradeço muito.
    Edjane (ede_paixao@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  30. Olá, Boa noite, estou precisando urgentemente do material sobre a história de Sergipe pro concurso do estado. Se poder me enviar, ficarei muito agradecida.
    Meu e-mail é: adriana_fijava@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, preciso do material referente à História, geografia e conhecimentos gerais sobre Sergipe para o concurso. Desde já agradeço. E-mail: adriana_fijav@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, parabéns pelo blog. Voce pode enviar esse material para o meu email? Desde já agradeço, é que eu estou estudando para concurso do magistério de Sergipe.

    Muito obrigado
    ede.soares@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o seu blog. Parabéns! Poderia enviar o material referente à História e Geografia de Sergipe para o concurso? Muitíssimo obrigada.
    Meu email: marlymaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. professor gostaria que enviasse pra o meu EMAIL este material. obrigado
    meu email: claudiofumaca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. sandramathrus39@hotmail.com

    gostaria quer enviar-se msterial de

    História e Geografia de Sergipe para o concurso.

    ResponderExcluir
  36. gostaria de material referente a Sergipe com os seguintes temas/;
    indios em Sergipe, processo de ocupação e povoamento do território sergipano, economias fundadoras, regiões geoeconômicas, estrutura do poder e a sociedade colonial sergipana, Sergipe nas sucessivas fases da república brasileira, condicionantes goeambientais(clima,recursos minerais, relevo e solo, recursos hídricos, vegetação);
    dinâmica populacional, rede urbana e organização de Aracajú; Política, sociedade e economia no Sergipe contemporâneo, Potencialidades e perspectivas para o desenvolvimento econ/õmico e social; Formação e expressão da cultura sergipana e Educação em Sergipe.
    É para um concurso público. Obrigada. elianeacs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Preciso desses assuntos para o concurso da pm tem como mandar pra esse email.? heverson.vip@gmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos a apostila completa para o concurso da PM-SE acesse nosso site: www.glapostilas.tk

      Excluir
  38. Boa tarde,

    Gostaria do material sobre a História de Sergipe, Geografia, Economia, População, e tudo sobre a cidade de Nossa Senhora da Glória, e para concurso que vou fazer me ajude.
    E-MAIL - diegoresende.vendas@yahoo.com.br

    Desde já agradeço a atenção e disponibilidade,
    Atenciosamente,

    Diego Resende

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde,
    Estou precisando muito desse material que por sinal é muito bom, então se possível enviar para luana.souza@marata.com.br
    fico no aguardo, e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  40. por favor me mande esse asunto sobre a historia de sergipe para concurso e-mail: xandefarias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá Adailton! Gostaria de receber material sobre Sergipe, para o concurso público da DESO. Quero muito que envie para monicadeagro@yahoo.com.br

    Desde já, agradeço a atenção. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  42. Olá Prof. Adailton.Gostaria de receber o material sobre História e Geografia de Sergipe para concurso.
    Se fosse possível, encaminhar para o seguinte e-mail: lupi87_@hotmail.com.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de receber o conteúdo de história e geografia de Sergipe por e-mail. Se possível enviar para o seguinte e-mail: jeissecorretora@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia! Professor!
    Por favor, gostaria de receber o conteúdo de história e geografia de Sergipe para concursos.

    Muito obrigada pelo seu auxílio aos concurseiros.

    lorevox@yahoo.com.br

    Lorenna Sousa.

    ResponderExcluir
  45. Olá, professor! Eu até recebi o material e fiz download, porém, algo estranho, porque eu vejo que o documento tem 246 KB, mas quando eu clico, está zerado e com uma mensagem de erro, digamos assim. Quero muito o conteúdo e não sei ainda como solucionar esta situação. Um forte abraço iluminado e muito obrigada pela atenção e solidariedade.


    Sds,


    Mônica

    monicadeagro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  46. Olá, Professor. Gostaria de ler mais conteúdo sobre história, geografia, cultura e turismo de Sergipe.
    Se possuir material disponível, encaminhe para o endereço jocastafeitosa@ymail.com, por favor.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Muito bom o seu blog. Parabéns! Poderia enviar o material referente à História e Geografia de Sergipe para o concurso? Meu email é lais_silva123@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Ola!!!!Gostaria também de receber o material sobre história, geografia, cultura e turismo de Sergipe. Muito obrigada. jessica.psicologia@bol.com.br

    Jéssica

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. Por gentileza, poderia enviar o material para meu email: rosienesoares@yahoo.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!!!!
    Se possível, gostaria que me enviasse o material do concurso da DESO 2013 (Assistente de Gestão Administrativa), contendo História, Cultura, Turismo
    e Geografia do Estado de Sergipe.
    Desde já agradeço!
    Email: cidangels@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. gostaria que mim enviasse a historia de sergipe para o concurso da deso, agradeço desde ja (ana-aju@hotmail.com) pode enviar para esse e-mail.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber esse material no meu email.priscylla_aboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. gostaria de receber esse material no meu email, para estudar pro concurso da Deso .
    priscylla_aboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá! Gostaria de receber esse material por email (sussu-se@hotmail.com) para estudar para o concurso DESO. Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Bom dia Prof. Adailton, se possível, envie o material para o concurso da DESO no email: . Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Olá, nobre Professor, venho através deste, parabenizar-lhe por imensurável conteúdo! Se assim puder, gostaria de receber material sobre o Estado de Sergipe (inclusive esse), além de material historiográfico! Grato!! Fique com meus votos de estima e apreço!!!

    Djalma Diniz
    Prof História
    E-mail: djalmadiniz@yahoo.combr

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde professor Adailton, vou prestar concurso da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e gostaria de receber essa apostila de Historia e Geografia de Sergipe . Desde já agradeço! Meu email: mssilva1989@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde professor Adailton, vou prestar concurso da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e gostaria de receber essa apostila de Historia e Geografia de Sergipe . Desde já agradeço! Meu email: mssilva1989@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Prof Adailton, estou precisando da apostila da História e Geografia de Sergipe para estudar pra concursos, desde já agradeço.

    E-mail: eder_skt99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Por favor preciso de materias sempre a história e geografia de Sergipe para estudar para concuso, desde já agradeço.


    e-mail: andreia_azulzinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde, Professor!!
    Solicito por gentileza apostila de Historia e Geografia de Sergipe, para o concurso da prefeitura. Agradeço desde ja.
    email: ingrid.paixo6@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Prof Adailton , estou precisando de materia de geografia e historia para concurso PM de sergipe .Aguardo retorno. Desde já agradeço E-mail;leumarsantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Bom dia Prof Adailton, precisando de materias de historia , geografia e atualidade de sergipe para concurso de PM. Aguardo retorno Email:leumarsantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Boa noite professor Adailton, estou precisando deste material de HISTÓRIA e GEOGRAFIA de SERGIPE, para estudar para concursos.
    Conto com sua ajuda!
    Grato!
    brunohenrique_mp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Professor você consegue me disponibilizar os assuntos para eu estudar para o concurso da PM? meus e-mail é diogenes_stos_rocha@hotmail.com os assuntos são: Formação territorial de Sergipe. Formação e desmembramento de municípios sergipanos. Localização dos
    municípios de Sergipe. Aspectos climáticos de Sergipe. Principais relevos e ecossistemas de Sergipe. Bacias
    hidrográficas de Sergipe. A economia de Sergipe no período Colonial e Imperial. Governadores e Prefeitos do
    período republicano. O Patrimônio Histórico do Estado de Sergipe. Principais atividades econômicas de Sergipe.
    Aspectos populacionais de Sergipe.

    ResponderExcluir
  66. gostei muito do Blog, vc tem como me enviar a historia de sergipe para o consurso da policia militar que vai ser realizado em fevereiro?? Desde já agradeço. email é jarinho_rm14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá Boa tarde, poderia por gentileza mandar para mim este material de estudo, pois quero fazer a prova do concurso da policia e este material será de extrema importância ou outro que tenha especifico para o concurso da policia. Desde já agradeço e parabéns. Maicon necobala@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Bom Dia, estou precisando do material sobre a história de Sergipe pra concursos, se vc puder enviar eu agradeço.
    E-mail:antonio.ss.toinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Professor, será que o Senhor poderia me enviar o conteúdo de historia e geografia para o concurso da pm/se 2013. agradecida desde já. email: lucineide_aju@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Professor gostaria de solicitá-lo que me envie o material do concurso da PM/Se 2013. Agradecida desde ja. Email: lucineide_aju@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. otimo material, gostei muito, como adquirir para por completo para concurso

    ResponderExcluir
  72. boa noite! gostaria de saber se ha possibilidade de enviar-me o material do blog que trata da historia de Sergipe, porque vai mim ajudar muito na realização do concurso da policia militar de sergipe que será realizado em fevereiro do corrente ano, desde já agradeço a compreenção, enviar para o e-mail uildson.ana77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Olá Prof. Adailton. poderia por gentileza mandar para mim o material de conhecimentos gerais do estado de Sergipe, no qual aborda o conteúdo do concurso da polícia militar de Sergipe 2014 desde já fico muito grato. E-mail: ederpetrolina1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Olá Prof. Adailton. poderia por gentileza mandar para mim o material de conhecimentos gerais do estado de Sergipe o qual aborda o conteúdo do edital para o concurso da polícia militar 2014, desde já fico muito abrigado pela atenção. E-mail ederpetrolina1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, muito bom seu blog, se possível gostaria que você me enviasse a história de Sergipe para o concurso da polícia militar, muito obrigado. fabio_maia.18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Por favor preciso do material pois irei fazer o concurso da pm , dofinho_vidanova@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Amigo tem como o senhor mandar esse material falando sobre a historia e a geografia de Sergipe pro meu email. Desde já muito Obrigado. meu email é esse guimaraes.adm_14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. prof se o sr.manda pra esse email :enrico_7cr@hotmail.com
    OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  79. Boa noite Professor!!!
    Sou de Alagoas e gostaria de saber um pouco mais sobre este estado maravilhoso que é Sergipe.
    Teria como o senhor enviar este material pois, também irei fazer o concurso da PM e preciso do conteúdo.
    Desde já agradeço!
    email: marcoselenn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá Professor!!!
    Parabéns pelo blog. Gostaria por gentileza do senhor o envio desse material, pois como vários usuários de seu blog, irei prestar concurso da PM-SE, e preciso desse material.
    Desde já agradeço pela compreensão.
    Marcoselenn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. Olá, professor.
    Gostaria de pedir-lhe que se possível me envie o conteúdo sobre conhecimentos do estado de Sergipe, para me auxiliar nos estudos para o concurso da PM.
    Obrigada.
    roberta_h@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Olá Bom dia Concurseiros e Professor!
    Gostaria também de parabenizar por este excelente trabalho que vem sendo prestado aqui em presente Blog.
    Venho aqui solicitar também o material para o concurso público da PMSE 2014.

    > Contato: lexfjms@gmail.com

    Desde já, obrigado pela atenção e compreensão solicitada.
    Cordialmente,

    Fernando.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite!!
    Professor, ficaria bem grato se o senhor poder enviar o conteúdo de História de Sergipe para concurso.
    Obrigado!
    igor-up@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Olá Professor, seu Blog é muito bom parabéns pelo seu trabalho, desejo muito uma esse material, pois irei prestar concurso para Estado de Sergipe e preciso de um exemplar das informações existentes neste documentário.
    OBG !!!
    mailsonmoraes2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. SE NÃO FOR INCOMODAR, FAVOR ME ENVIAR O MATERIAL PARA CONCURSO DA PM DE SERGIPE. PARABÉNS E GRATO DESDE JÁ. E-MAIL: ricardoavm1306@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. bon dia,estou precisando de material sobre sergipe pr o concurso da pm obrigado.

    ResponderExcluir
  87. Oiii Professor !!!!
    uns dos melhores blogs, que vi até hj sera possível me enviar esse assunto estou na mesma situaçao do amigo marcos ai tbm vou prestar o concurso da PM-SE e sou de pernambuco nao conheço a historia de SE vlw agradeço desde já caiquegalvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Olá vou fazer o concurso para PM, por gentileza preciso muito desse material, mandar pro email raphabaiano@hotmail.com.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  89. olá gostaria q vc envie p mim e-mail é Marcelinhobarboza19@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  90. boa noite Professor!!!
    Parabéns pelo blog. Gostaria por gentileza do senhor o envio desse material, pois como vários usuários de seu blog, irei prestar concurso da PM-SE, e preciso dos conhecimentos gerais do estado de sergipe

    Desde já agradeço pela compreensão.

    E-MAIL: joao.lucas3090@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Olá Professor!
    Gostaria que me enviasse o material do Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe, Por que vou prestar concurso da PM-SE.
    desde já agradeço.
    Meu e-mail: kennedyalan_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. preciso como os demais de materias para o concurso da PM-SE. o senhor pode mim manda para meu amail tudo o que pede no edital do concurso da PM sobre o estado de sergipe. meu amail é esse: lucas_lima_gt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. oi professor. o conteúdo que foi postado muito rico e interessante, muito obrigado

    ResponderExcluir
  94. Professor, preciso muito do material, se o sr puder me mandar eu fico muito grato.

    mittzu_md@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Boa noite professor ,
    Gostaria que o senhor me mandasse o conteúdo , pois não sou da cidade e irei fazer o concurso da PM-SE.
    Desde já agradeço .

    Isabellelbandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Olá, bom dia!!!! alguém que dispor de algum material da história de Sergipe para o concurso de SD 3º classe... e poder me disponibilizar!!! fabiosvaughan@gmail.com !! desde já agradeço a gentileza.

    ResponderExcluir
  97. Bom dia Professor! Poderia mandar um bom material para estudos direcionado ao concurso da PM?!
    E-mail: marcelcontabeis89@gmail.com
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia Professor! Poderia mandar um material para estudos direcionado ao concurso da PM ?
    E-mail: ed.rodrigues.filho@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  99. bom dia professor!
    poderia me mandar o material para o concurso da pm Sergipe 2014...
    desde já agradeço
    mauromsp1705@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Boa noite. Gostei muito do conteudo se pode emvia. Pra mim ficarei grato obrigado.andreratboy@@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. Bom dia Professor! Poderia me mandar um bom material para estudos direcionado ao concurso da PM? Andre_discarados@hotmail.com OBG!

    ResponderExcluir
  102. Bom dia Professor! Poderia mandar um material para estudos direcionado ao concurso da PM ?
    email: joaocardoso10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. Wagner Vitor
    Bom dia Prof. por favor poderia me enviar o material para o concurso da PM.
    Muito Obrigado.
    Meu email: wagnervitors@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Bom dia Professor! Poderia mandar um material para estudos direcionado ao concurso da PM ?
    Email: wagnervitors@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  105. Se for possivel...
    Falcao.eb@hotmail.com
    Desde ja grato
    PM-SE

    ResponderExcluir
  106. Bom dia, Poderia enviar o material da história de sergipe com todos os dados e de ROSÁRIO DO CATETE, por favor. QUERO EAtudar para concursos. Elianemzs@hotmail.com. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  107. boa tarde professor. poderia me manda um material para eu estudar para o concurso da guarda municipal de aracaju. noções de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como,politica,economia,sociedade,edução,tecnologia,energia,relações internacionais,desenvolvimento, sustentável,segurança,artes e literatura e suas vinculações históricas.2. Atualidades referentes ao município de Aracaju, á região nordeste e aos Estado de Sergipe.3. geografia e História do município de aracaju. MEU EMAIL É: wandercley_gatomanhoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Bom dia Professor! Parabens pelo material, tem como me enviar por e-mail? aspfelipe@bol.com.br

    ResponderExcluir
  109. Prof., Bom dia!
    Estou estudando para o concurso relativo à Polícia Civil e estou encontrando algumas dificuldades, pois não sou de Sergipe. O respectivo assunto é:
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.
    Se o senhor pudesse me ajudar ficaria muito agradecido!
    email: thalles-azevedo@live.com

    Att,

    Thalles Azevedo!

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde Professor, vou prestar o concurso da PC-SE, gostaria de saber se o Sr. poderia me mandar um material com relação a aspectos históricos e geográficos de Sergipe e assuntos relevantes e atuais no Estado. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  111. Boa Tarde,
    Tô precisando desses assuntos :
    CONHECIMENTOS GERAIS DO ESTADO DE SERGIPE
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.
    Se puder ajudar envie para powedja@gmail.com
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  112. por favor envie esse material para ladyluma_@hotmail.com. se tiver algum voltado para policia civil de sergipe quero tb. obrigada

    ResponderExcluir
  113. Olá Prof. Adailton.Gostaria de receber o material sobre História e Geografia de Sergipe para concurso.
    Se fosse possível, encaminhar para o seguinte e-mail: adv.cristianecarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde Professor!!
    O senhor poderia mandar esses assuntos por email,se não tiver todos não tem problema,desde já agradeço.
    Email: nayanesmile@hotmail.com

    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas
    diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento
    sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas
    que afetam o Estado.

    ResponderExcluir
  115. Professor, gostei muito desse seu material. Poderia por favor mandar o material por e-mail (rosinhaluisa@yahoo.com.br).
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde Professor!!
    O senhor poderia mandar esses assuntos por email,se não tiver todos não tem problema,desde já agradeço.
    Email: andreluis.eventos@hotmail.com

    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas
    diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento
    sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas
    que afetam o Estado.

    ResponderExcluir
  117. Boa noite Professor,
    Se houver possibilidade do Sr. enviar o material relativo ao concurso da PCSE conforme o edital que o colega postou acima, ficarei muito agradecido. maurityjunqueira@hotmail.com . Obrigado!

    ResponderExcluir
  118. Boa noite professor, por gentileza gostaria que me fornecesse alguns dados atualizados, estou estudando para o concurso da polícia civil
    aspectos históricos geográficos, tópicos relevantes na (política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, compreensão dos problemas que afetam o estado. Obrigado, osoriobastos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde professor, vou fazer o concurso da PC-SE, e gostaria de ter um material relativo 1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.
    Caso o Sr. possa mandar o e-mail é romulorhadames@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  120. Tô precisando desses assuntos :
    CONHECIMENTOS GERAIS DO ESTADO DE SERGIPE
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.
    Se puder ajudar envie para bruno_cantof@yahoo.com.br
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  121. Professor, gostaria de receber esse material também.e-mail: mariazilane@outlook.com
    Parabéns pela matéria. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  122. Boa Noite professor, o senhor poderia me enviar essa matéria também. E-mail( mariazilane@outlook.com). Ficarei muito grata!!!

    ResponderExcluir
  123. Professor o senhor pode encaminhar o material para estudo do concurso da policia civil.
    taynara_moura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Bom dia Professor, estou precisando de um material para a PC de Se. O Sr. Pode me enviar? Grato!

    Philipe_pessoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Professor,o seu material é excelente!!!!!!Poderia por favor me mandar por email?(mari-rosal@hotmail.com)
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  126. olá professor gostei do seu material, mas como os colegas anteriores eu gostaria de saber se o senhor tem um material sobre os Aspectos históricos e geográficos de Sergipe2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas
    diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento
    sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas
    que afetam o Estado. se tiver o senhor pode enviar para o email agnus_22@hotmail.com.br
    desde já muito grato!!

    ResponderExcluir
  127. Muito boa matéria, parabéns! Será de grande valia para nós que estamos estudando para o concurso da Polícia Civil - Tamiris Dourado - PE

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde, Professor.

    Estou me preparando para um concurso público e preciso desse

    material. Se possível, me envie, por favor no emial:

    andersonbrayner@yahoo.com.br

    Grato.

    ResponderExcluir
  129. Boa Tarde professor,
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho desenvolvido e principalmente disponibilizado, material de excelente conteúdo e grande maestria, Prestarei o concurso da PC SE, e ao ler o material acima achei o suficiente, mas gostaria da sua opinião , verificando o edital o que acha, é suficiente ou não?
    CONHECIMENTOS GERAIS DO ESTADO DE SERGIPE
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.
    Desde já agradeço por demais , caso ache necessário por gentileza encaminhe para meu email jana_fsa23@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde, parabéns pelo excelente conteúdo postado, Gostaria que se fosse possível, enviasse o material para o email: ere_cav@hotmail.com

    ResponderExcluir
  131. Se alguem conseguiu o material, favor compartilhar. jacksonazevedojs@gmail.com

    ResponderExcluir
  132. Prezado Professor, Estou estudando para o concurso relativo à Polícia Civil e estou encontrando dificuldade para obter respectivo material:
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado

    Desde já agradeço e o parabenizo pelo blog. Se puder me ajudar por gentileza encaminhe para email: carlacristina.ccab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. Prezado Professor, Estou estudando para o concurso relativo à Polícia Civil e estou encontrando dificuldade para obter respectivo material:
    1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado

    Desde já agradeço e o parabenizo pelo blog. Se puder me ajudar por gentileza encaminhe para email: carlacristina.ccab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Boa Tarde! Caro professor, excelente material! Por gentileza, teria como encaminhas para este e-mail: pcabea01@yahoo.com.br, o material referente aos conhecimentos do Estado de Sergipe correspondente ao Edital da Secretária de Segurnaça Publica...
    Grato,
    Att, Paulo

    ResponderExcluir
  135. Professor, gostei muito desse material, se for possível envie para meu e-mail: karoline_ciane@hotmail.com
    Obrigada pela gentileza.

    ResponderExcluir
  136. Olá, gostei do conteúdo.
    Eu gostaria que por gentileza me enviasse via correio eletrônico.
    Meu Email é : mariliatokura@gmail.com ou marilia_tokura16@hotmail.com

    Atenciosamente,

    Marilia

    ResponderExcluir
  137. oi, vi que você falou brevemente sobre o azulejo na cidade de Estância. Você poderia falar mais a respeito dessa entrada do azulejo artístico no Estado de Sergipe? estou fazendo TCC sobre esse assunto, e estou com dificuldades de colher dados, se souber de algo a mais sobre esse assunto, este é o meu email... (Edianeluis-almeida@hotmail.com). Parabéns pelo o trabalho!

    ResponderExcluir
  138. Boa noite. Por favor me mande esse assunto estou precisando muito dele, meu e-mail: adilsonjuniorsantos70@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. Boa noite. Me passe esse conteudo por favor . meu e-mail : adilsonjuniorsantos70@gmail.com

    ResponderExcluir
  140. Olá professor, estou precisando desse material, pois vou prestar concurso .

    samuelmartucelli1988@gmail.com

    ResponderExcluir
  141. jota.oliveira2010@hotmail.com
    ola prof sou fã do seu trabalho vou prestar concurso para policia militar e estou precisando deste material

    ResponderExcluir
  142. Oi, gostaria desse material para concurso por favor.

    tavares-mf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  143. Muito bom o trabalho, parabéns!!! quero muito esse material para o concurso. E-mail: anamouraferraz@outlook.com.br
    Grata.

    ResponderExcluir
  144. Oi, gostaria desse material para concurso por favor.

    moniksgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  145. Professor, Adailton parabéns!
    gostei muito!
    vou fazer concurso da PM-SE tenho interesse em material sobre História e Geografia de Sergipe.
    Email: tel1658@gmail.com

    ResponderExcluir
  146. Gostaria desse matéria para o concurso da PM

    ResponderExcluir