segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

O Herói Sergipano da 2ª Guerra Mundial. "Zacarias Izidoro "




Zacarias Izidoro
  O Herói Sergipano da 2ª Guerra Mundial. 






Bombardeio Alemão na costa  Sergipana, expressamente em Aracaju e Estância, mostra ser um dos  principais motivos  do nosso  Zacarias  sentir o desejo  de ir a guerra  lavar a alma , vingar o sangue  dos brasileiros  nesses covardes  ataques  a navios  mercantes  civis.  




Aracaju, 15 de agosto de 1942. Os navios mercantes d Marinha brasileira, o Baependy e o Araraquara, são atingidos por torpedos disparados pelo submarino alemão U-507 a cerca de 20 milhas da costa sergipana. Menos de oito horas depois, às 4h15 do dia 1,6 o Aníbal Benévolo também é torpedeado nas águas de Sergipe pelo mesmo submarino.  Um cenário macabro surgia já na manhã do dia 16 entre o litoral sul do Estado e o Mosqueiro, nessa   época, coronel Maynard Gomes,  era o Interventor  Federal em Sergipe que ordena   tropas  para  foi buscar ajuda com pescadores e gente do lugar. 




Nessas  pesquisas  as principais  fontes  são  os depoimentos  dos filhos, ou alguns  dos filhos, o publicitário Augusto César Maia Cardoso. Ele fala pelo pai. “Papai embarcou para a Itália do Rio de Janeiro, em janeiro de 1944. Participou na VI Companhia do 2º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria e regressou ao Brasil 18 meses após passar por 19 cirurgias nos Estados Unidos”, contou Augusto César. Ao chegar à cidade de Maruim, com várias cicatrizes e mutilações, foi aclamado como herói.


Augusto César conta que o pai incluía o frio como um dos inimigos que enfrentou. O combate mais grave foi a Tomada de Montese, na Itália. “É onde ele cai ferido e é resgatado dos destroços pela enfermeira Jane Simões de Araújo, uma sergipana de Riachão do Dantas; veja que coincidência”, disse. Ele conta que o pai integrava o grupo de voluntários que saía às cegas em campos minados para deixar os soldados do batalhão passar em segurança. Chegou a ser apelidado de “O Louco de Ipisa”, por esses atos e o único soldado brasileiro a receber a Medalha Silver Star.Fonte,Texto: Célia Silva/(O Capitão-de-Fragata Harro Schact era o comandante do submarino alemão U-507, que afundou 4 navios mercantes brasileiros na costa do estado de Sergipe, precipitando a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial).


Zacarias  Isidoro  é natural da cidade de Maruim, em 1944, aos 17 anos,  embarcou para a Itália e foi lutar contra o nazifascismo na Europa, pouco mais de um ano e meio depois de o Brasil ter declarado guerra ao Eixo. Ele lutou em diversas batalhas na Itália, participando de momentos célebres da história mundial, como a Tomada de Montese.



 Onde foi gravemente ferido, sendo internado no Hospital Militar Americano, em Livorno, na Itália, e depois transferido para um outro hospital nos Estados Unidos da América, em 1945. O “Louco de Pisa”, apelido lhe dado por colegas, apresentava disposição para enfrentar com bravura o campo de guerra. Até mesmo o ex-presidente do Brasil, Castelo Branco, o apelidou de “Meu Leão”.


Segundo um dos 11 filhos de Izidoro, Joaquim de Menezes Cardoso Neto, a valentia rendeu ao militar diversas comendas e homenagens nacionais e estrangeiras. Entre elas, estão as medalhas ‘Sangue do Brasil, por um ferimento de guerra ocorrido na comuna italiana de Porretta Terme – e ‘Silver Star’, concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta última era bastante especial para Zacarias. O que se sabe é que  só quatro pessoas no mundo ganharam”,  escreve seus biógrafos   e estudiosos sobre  a Segunda Guerra Mundial .


Como é comum entre os guerreiros, Cardoso escapou diversas vezes da morte. Certa vez, só não teve o coração perfurado por uma bala devido a uma medalha de Santa Terezinha que carregava no peito – de onde os médicos tiveram que retirá-la depois do ferimento.
Em seu último combate, ocorrido em Montese, Zacarias foi atingido por uma granada nas costas. Conseguiu resistir apenas porque uma enfermeira o viu nos escombros e percebeu que estava vivo. O curioso é que a enfermeira, entre as muitas dos Aliados, era a tenente Joana Simões de Araujo, sergipana de Riachão do Dantas.




Tanta coragem acabou resultando em marcas dolorosas: lesões de batalha desfiguraram as mãos e o tórax do sargento. Do combate em que recebeu a ajuda de Joana Araujo, saiu sem um dos pulmões. Mesmo a guerra tendo acabado em 1945, voltou para Maruim apenas em 1947, depois de 19 cirurgias e meses de recuperação.  o bombardeio alemão de dois navios brasileiros na costa sergipana. Dizia não ter medo das bombas e projéteis. Temia apenas o frio europeu – nada que o pudesse apavorar sessenta anos depois de retornar ao calor da terra natal. “Ele era um cara preparado para morrer”. O que se sabe hoje sobre Zacarias, são os depoimentos dos filhos e amigos mais próximos, sentimos uma falta  nos relatos  oficiais , nos sites  de órgãos  ligados diretamente  com o ocorrido  da  guerra  e com seus ex combatentes.
Joaquim de Menezes está sempre sendo procurado por estudiosos e pesquisadores para relatos mais próximos dos ocorridos  quanto  a  passagem  do Zacarias  em Montese. 



Zacarias recebeu em vida muitas homenagens e reconhecimento  da sua bravura  na  Itália. Recebeu das mãos do ex governador Marcelo Deda, o colar de honra ao Mérito em 2005, a Ordem do Mérito Serigy, Grau Cavaleiro.




Faleceu na manhã desse domingo, (25), o sargento do exército Zacarias Izidoro Cardoso, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, e que estava internado há dois dias em um hospital particular da capital. Zacarias morreu aos 88 anos vítima de falência múltipla dos órgãos. O sepultamento ocorreu ontem em Maruim. O prefeito da cidade, Gilberto Maynart, decretou luto oficial de dois dias.

 A bravura do militar foi reconhecida e rendeu ao ex-combatente comendas e medalhas, como a Silver Star, concedida   pelos Estados Unidos da América ao bravo veterano sergipano. somente  a quatro pessoas no mundo, além da medalha Sangue do Brasil, honraria que apenas oito brasileiros receberam.

                                                                    Adailton  Andrade Historiador  




Nenhum comentário:

Postar um comentário