sábado, 8 de fevereiro de 2020

ROSÁRIO DO CATETE "Berço dos intelectuais de Sergipe"



Antônio Garcia Filho Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1941. Iniciou suas atividades como médico em Aracaju, transferindo-se depois para a cidade de Laranjeiras/SE. Foi o primeiro Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários desta Universidade e seu primeiro professor de Anestesiologia na Faculdade de Medicina. Foi professor de Nutrição da Faculdade Católica de Ciências Sociais. Foi membro da Academia Sergipana de Letras onde ocupou a Cadeira No. 1, cujo patrono foi o intelectual Tobias Barreto de Menezes. Além de poeta foi compositor de músicas. É o autor da letra do Hino do 28º Batalhão de Caçadores e do Hino da Cidade de Rosário do Catete.



Antônio Garcia  Filho 

                     Manuel Cabral Machado, professor, intelectual, homem público e um dos maiores vultos do século XX, que marcou com sua presença décadas seguidas com atividades inovadoras. Filho do médico Odilon Ferreira Machado que também  foi prefeito em  Rosário em um mandato de dois anos de 1920 a 1922. Publicou diversos livros, destacando-se: Brava gente sergipana e outros bravos (1999), Elegias a Elohim, Poemas à mãe de Deus, Aproximações Críticas (todos de 2002), Baladas de bem-querer à Bahia (2003) e O aprendiz de oboé (2005). Presidiu a Academia Sergipana de Letras, e frequentou, permanentemente, as suas sessões, como um dos mais atuantes debatedores, também foi membro da Academia Brasileira de Ciências Sociais Criado na Capela, cidade onde seu pai voltou a fixar-se, foi também , o ex-vice governador de Sergipe na gestão de Lourival Batista. Morreu com 92 anos, em 2009, no Hospital São Lucas por falência múltiplos de órgãos. 


                                                                Edelzio Vieira  de Melo

Maximino de Araújo Maciel- nasceu em Rosário no dia 20 de abril de 1866. Fez os preparatórios em Sergipe e em seguida mudou-se para o Rio de Janeiro onde formou-se em Direito (1890-1894) e Medicina (1896-1901). Foi professor catedrático de língua portuguesa no Colégio Militar, desde 1893. Em 1919, atingiu o posto de Tenente Coronel. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e outras instituições científicas e culturais do Rio de Janeiro e Sergipe, Gramática Analítica, Filologia Portuguesa, Gramática Descritiva, Taxionomia Social, Lições de Botânica Geral, Noções de Agronomia, Lições Elementares de Língua Portuguesa, Elementos de Botânica Geral e Elementos de Zoologia.



                                         Manuel Cabral Machado



Celeiro de Grandes Políticos
 Conhecido como celeiro político de Sergipe, daí saíram Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel foi deputado no Império e senador na República. Mais tarde, seu filho, Leandro Maynard Maciel, seria governador do Estado. Outras figuras marcantes foram Augusto Maynard Gomes e Edelzio Viera de Melo que foi vice-governador assumindo mais tarde o governo. Deste modo, Rosário ofertou a Sergipe quatro nomes a governar o Estado. Leandro Maynard Maciel em 1960 foi indicado para ser vice-presidente da República na chapa de Jânio Quadros, mas renunciou em favor de Milton Campos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário