Memórias da
Estação Férrea do Município.
Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade
de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a
partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedro em 1915 e Propriá somente em
1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do
Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi
construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
Década de 1930, os moradores
do município de Rosário do Catete, viviam um sonho, recebia uma figura das mais
ilustres da política nacional o eminente Sr. Getúlio Vargas A Visita de Getúlio
Vargas em Sergipe foi uma festa da década de 1933, inaugurando a mais
importante obra do Nordeste na época, uma ponte que ligaria o sul ao nordeste,
uma obra a frente do seu tempo. Augusto Maynard Gomes, deixa uma marca de
modernidade de progresso com o símbolo maior de união entre as regiões.
HISTÓRICO DA LINHA
Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em
Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual
Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908,
atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens
do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto,
então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a
interligação ferroviária direta com o Nordeste.
INAUGURAÇÃO:
A Estação de Laranjeiras
foi inaugurada em 1914, no trecho aberto entre Aracaju e Rosário do
Catete. A cidade já existia como município desde 1832. É a penúltima
estação da linha por onde passa o trem cargueiro da FCA vindo do sul, que
estaria seguindo até a estação de Riachuelo,
onde carrega produtos químicos das fábricas da região. Os trens de passageiros
na linha pararam em 15 de março de 1977.
Durante o apogeu dos senhores de
engenho dessa pequena parte de Sergipe, sua pomposa estação para os padrões da
pequenina cidade recebia a minúscula aristocracia com toda a pompa que a esses
momentos era reservada. Sem povo, e com a mesma minúscula aristocracia logo se
mudando para centros maiores, na primeira crise do açúcar a estação ficou às
moscas. Inexplicavelmente não foi reutilizada para outros fins como ocorre na
Paraíba do Sul (RJ), e especialmente em Piranhas (AL), apesar da alta renda
municipal auferida pelo município de Rosário do Catete. Ao menos no seu
exterior, apesar do mato que insiste em cobri-la, a estação parece em bom
estado.
A ESTAÇÃO: A
estação de Rosário do Catete foi inaugurada em 1914 como ponta de linha do
trecho Aracaju-Rosário do Catete, e assim permaneceu até agosto de 1915, quando
a linha foi finalmente aberta em seu prolongamento até Propriá, no rio São
Francisco, na divisa com o Estado de Alagoas. A cidade já existia.
Como município desde o século 19. Os trens de passageiros
na linha pararam em 15 de março de 1977. Porém, o pessoas da cidade citam
que o trem ainda funcionando até meados
de 1979. De acordo com os guias de horários,
os trens de passageiros pararam nesta estação de 1914 a 1979. Hoje o trecho de
linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa
da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de
2002.
Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda
Municipal da cidade.
Hoje o trecho de linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002. Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda Municipal da cidade. E hoje continua sendo a sede de uma das bandas de música, orgulho para cidade.
Hoje o trecho de linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002. Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda Municipal da cidade. E hoje continua sendo a sede de uma das bandas de música, orgulho para cidade.
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