sábado, 9 de fevereiro de 2019

O ÚLTIMO APITO DO TREM EM ROSÁRIO DO CATETE




Memórias da Estação Férrea   do Município.


Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedro em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.





Década de 1930, os moradores do município de Rosário do Catete, viviam um sonho, recebia uma figura das mais ilustres da política nacional o eminente Sr. Getúlio Vargas A Visita de Getúlio Vargas em Sergipe foi uma festa da década de 1933, inaugurando a mais importante obra do Nordeste na época, uma ponte que ligaria o sul ao nordeste, uma obra a frente do seu tempo. Augusto Maynard Gomes, deixa uma marca de modernidade de progresso com o símbolo maior de união entre as regiões.





HISTÓRICO DA LINHA
 Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.

INAUGURAÇÃO: A Estação de Laranjeiras foi inaugurada em 1914, no trecho aberto entre Aracaju e Rosário do Catete. A cidade já existia como município desde 1832. É a penúltima estação da linha por onde passa o trem cargueiro da FCA vindo do sul, que estaria seguindo até a estação de Riachuelo, onde carrega produtos químicos das fábricas da região. Os trens de passageiros na linha pararam em 15 de março de 1977.

Durante o apogeu dos senhores de engenho dessa pequena parte de Sergipe, sua pomposa estação para os padrões da pequenina cidade recebia a minúscula aristocracia com toda a pompa que a esses momentos era reservada. Sem povo, e com a mesma minúscula aristocracia logo se mudando para centros maiores, na primeira crise do açúcar a estação ficou às moscas. Inexplicavelmente não foi reutilizada para outros fins como ocorre na Paraíba do Sul (RJ), e especialmente em Piranhas (AL), apesar da alta renda municipal auferida pelo município de Rosário do Catete. Ao menos no seu exterior, apesar do mato que insiste em cobri-la, a estação parece em bom estado.


A ESTAÇÃO: A estação de Rosário do Catete foi inaugurada em 1914 como ponta de linha do trecho Aracaju-Rosário do Catete, e assim permaneceu até agosto de 1915, quando a linha foi finalmente aberta em seu prolongamento até Propriá, no rio São Francisco, na divisa com o Estado de Alagoas. A cidade já existia.
Como município desde o século 19. Os trens de passageiros na linha pararam em 15 de março de 1977. Porém, o pessoas da cidade citam que  o trem ainda funcionando até meados de 1979. De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1914 a 1979. Hoje o trecho de linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002.
Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda Municipal da cidade.
Hoje o trecho de linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002. Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda Municipal da cidade. E hoje continua sendo a sede de uma das bandas de música, orgulho para cidade.


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