História da ferrovia em Rosário do Catete
Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade
de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a
partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedro em 1915 e Propriá somente em
1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do
Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi
construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
A Estação
de férrea de Rosário do Catete foi
inaugurada em 1914, no trecho aberto entre Aracaju e Rosário do
Catete. A cidade já existia como município desde 1832. É a penúltima
estação da linha por onde passa o trem cargueiro da FCA vindo do Sul, que
estaria seguindo até a estação de Riachuelo,
onde carrega produtos químicos das fábricas da região. Os trens de passageiros
na linha pararam em 15 de março de 1977.
Durante o
apogeu dos senhores de engenho dessa pequena parte de Sergipe, sua pomposa
estação para os padrões da pequenina cidade recebia a minúscula aristocracia
com toda a pompa que a esses momentos era reservada. Sem povo, e com a mesma
minúscula aristocracia logo se mudando para centros maiores, na primeira crise
do açúcar a estação ficou às moscas. Inexplicavelmente não foi reutilizada para
outros fins como ocorre na Paraíba do Sul (RJ), e especialmente em Piranhas
(AL), apesar da alta renda municipal auferida pelo município de Rosário do
Catete. Ao menos no seu exterior, apesar do mato que insiste em cobri-la, a
estação parece em bom estado.
O último
apito do Trem.
Como município desde o século 19. Os trens de passageiros
na linha pararam em 15 de março de 1977. Porém, as pessoas da cidade citam que
o trem ainda funcionando até meados de 1979. De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1914 a 1979. Hoje o trecho de linha em que
a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de
uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002.
Em 2009, o prédio da estação servia de base para a Guarda
Municipal da cidade. Antes disso já serviu como Sede da Banda de Música Luís
Ferreira Gomes, até os dias de hoje.
Hoje o trecho de linha em que a estação fica, de
Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte
ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002. Em 2009, o prédio
da estação servia de base para a Guarda Municipal da cidade. Como dissemos
antes, hoje continua sendo a sede de uma das bandas de música, orgulho para
cidade.
Boa tarde amigo, vc sabe onde posso encontra maiores informações sobre o ramal que passaria por simão dias e foi abandonado ainda em fase de obras?
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