domingo, 25 de março de 2012

COLÉGIO ESTADUAL LEANDRO MACIEL - ROSÁRIO DO CATETE - SE


PROJETO
Conhecendo sua História

SEMANA DA  EMANCIPAÇÃO POLÍTICA  DE ROSÁRIO DO CATETE- SE

176 ANOS DE HISTÓRIA E CULTURA





   Exposições temáticas e palestras







O Projeto vem a refletir esta data, olhar  para o passado e pensar na preservação, salva guarda de sua memória e a vanguarda de valores dos seus filhos ilustres, principalmente na vida política, preservar seu passado suas tradições e os costumes de sua gente.  O mesmo será pautado por uma abordagem integrada do patrimônio cultural do município de Rosário do Catete buscando compreendê-lo como esteio tanto para interpretações do tempo passado e do Presente, ou seja, pensamos nesta data como um marco no olhar que ponhamos  em diálogo passado, presente e futuro, considerando as longas durações tanto quanto as rupturas e remetendo a possibilidades de reflexão crítica sobre a preservação da memória cultural do município.








(prof. Adaílton orientando alunos )

           Portanto, o projeto  aqui apresentado, tem como proposta trazer  a luz nos dias atuais um momento de consciência refletida quanto a estes valores esta  através dos alunos da Escola Leandro Maciel com o maior norteador a preservação, divulgação e pesquisa da História cultura do município possibilitando a democratização e acesso aos bens Históricos e Culturais deste município e oferecer aos estudiosos, professores, alunos e comunidade em geral a oportunidade de (de forma simples e sistematizada) conhecerem a historia de sua cidade e de seu povo, sendo assim o intuito principal deste projeto






APRESENTAÇÃO

 A cidade de Rosário do Catete, berço de um povo que engrandeceu o estado de Sergipe pela sua cultura, pela honradez e pelo trabalho, merece ter sua historia conhecida e preservada, pois o maior patrimônio de um povo é a sua história. Ao completar seus 176 anos se faz necessário uma reflexão sobre o município nos dias atuais, lembrando que no passado foi  um dos municípios mais importantes na produção da cana-de-açúcar, no século 19 registrou 49 engenhos em atividade, no cenário político, nasceu nesta cidade nomes importantes como Augusto Maynard Gomes, Edelzio Vieira de Melo, Leandro Maciel, Luiz Garcia todos governadores do estado. Também da cultura se lembramos do Joao Batista de mares Ribeiro, Maximiano Maciel, Manuel Cabral machado e tantos outros.  


O Projeto vem a refletir esta data, olhar  para o passado e pensar na preservação, salva guarda de sua memória e a vanguarda de valores dos seus filhos ilustres, principalmente na vida política, preservar seu passado suas tradições e os costumes de sua gente. 



 O mesmo será pautado por uma abordagem integrada do patrimônio cultural do município de Rosário do Catete buscando compreendê-lo como esteio tanto para interpretações do tempo passado e do Presente, ou seja, pensamos nesta data como um marco no olhar que ponhamos  em diálogo passado, presente e futuro, considerando as longas durações tanto quanto as rupturas e remetendo a possibilidades de reflexão crítica sobre a preservação da memória cultural do município.






Portanto, o projeto  aqui apresentado, tem como proposta trazer  a luz nos dias atuais um momento de consciência refletida quanto a estes valores esta  através dos alunos da Escola Leandro Maciel com o maior norteador a preservação, divulgação e pesquisa da História cultura do município possibilitando a democratização e acesso aos bens Históricos e Culturais deste município e oferecer aos estudiosos, professores, alunos e comunidade em geral a oportunidade de (de forma simples e sistematizada) conhecerem a historia de sua cidade e de seu povo, sendo assim o intuito principal deste projeto.




JUSTIFICATIVA

Atualmente encontramos no arquivos públicos tanto no município quanto fora dele, manuscritos inéditos, agendas, diários, fotografias e outros documentos, desorganizados e dispersos em caixas de papelão armazenadas de forma inadequada nos setores nas dependências da prefeitura, e da Câmara dos Vereadores. As folhas avulsas estão amassadas, algumas fotos já apresentam proliferação de fungo, muitos papéis já apresentam sinais de degradação. A falta de adequada climatização O que se pretende é preservar e divulgar o legado cultural dos Rosarenses ilustres, o Projeto "Memorial da Cidade" propõe quatro programas que se darão de forma gradual e simultânea. São eles:



Pesquisa, redação e publicação da Biografia Oficial de todos os Rosarenses que contribuíram de qualquer forma para a cultura, e na vida pública do país Contar, através de exposição, a historia de um povo e de uma cidade não é uma tarefa fácil; Ao contrario, é tarefa de extrema complexidade, porem também de fundamental importância.


Importante porque nela (na cidade) viveram homens e mulheres que, amaram, criaram cultura, fizeram política, etc. Pessoas que estão diretamente ligadas a nos ou ao nosso modo de compreender a vida e atuar em sociedade. A Historia das cidades e do seu povo fala, na verdade quem somos e porque somos deste ou daquele jeito.



Complexa, porque a historia de Rosário do Catete remonta o século XVII e o processo de colonização do Estado de Sergipe (historia já a muito esquecida e pouco lembrada). Agravando as dificuldades naturais de um projeto como este, está a inexistência de trabalhos de referencias que reúnam as fontes documentais sobre a historia rosarense, dispersos nas mais diversas instituições; assim como a falta de acervo que possa compor e contar um pouco da historia Municipal de Rosário do Catete.







_______________________________
Realização:
Escola estadual Leandro Maciel

Coordenação
Professores de História
Adailton Andrade
Ana Luzia
Cleide Santos

Colaboração
Coordenadores da Escola
Corpo docente da escola

Apoio :
Prefeitura Municipal de Rosário do Catet


Nenhum comentário:

Postar um comentário