Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

segunda-feira, 11 de março de 2013

ROSÁRIO DO CATETE 177 ANOS E HISTÓRIA E TRADIÇÃO

NOSSA HOMANAGEM A UM HOMEM QUE  TEVE COMPROMISSO COM A CULTURA E A EDUCAÇÃO. DERNIVAL RODRIGUES




 A cidade de Rosário do Catete, berço de um povo que engrandeceu o estado de Sergipe pela sua cultura, pela honradez e pelo trabalho, merece ter sua historia conhecida e preservada, pois o maior patrimônio de um povo é a sua história. Ao completar seus 177 anos se faz necessário uma reflexão sobre o município nos dias atuais, lembrando que no passado foi  um dos municípios mais importantes na produção da cana-de-açúcar, no século 19 registrou 49 engenhos em atividade, no cenário político, nasceu nesta cidade nomes importantes como Augusto Maynard Gomes, Edelzio Vieira de Melo, Leandro Maciel, Luiz Garcia todos governadores do estado. Também da cultura se lembramos do Joao Batista de mares Ribeiro, Maximiano Maciel, Manuel Cabral machado e tantos outros.   

Esperamos  que seus governantes ou pessoas que representa a cultura local,  vem a refletir esta data, olhar  para o passado e pensar na preservação, salva guarda de sua memória e a vanguarda de valores dos seus filhos ilustres, principalmente na vida política, preservar seu passado suas tradições e os costumes de sua gente.  O mesmo será pautado por uma abordagem integrada do patrimônio cultural do município de Rosário do Catete buscando compreendê-lo como esteio tanto para interpretações do tempo passado e do Presente, ou seja, pensamos nesta data como um marco no olhar que ponhamos  em diálogo passado, presente e futuro, considerando as longas durações tanto quanto as rupturas e remetendo a possibilidades de reflexão crítica sobre a preservação da memória cultural do município.

Nessa data  se faz uma justa homenagem a o único prefeito que se preocupou do a educação e a cultura local, promovendo  um livro, criando banda de fanfarras, varias açoes  na area da cultura

Dernival Rodrigues foi prefeito do município entre os anos 1997 e 2000. Esse merece todo homenagem  de quem  tem compromisso com A CULTURA E EDUCAÇÃO.



3 comentários: