segunda-feira, 11 de março de 2013

ROSÁRIO DO CATETE, 177 ANOS DE HISTÓRIA.


Logo estaremos  lançando  um dicíonário de pessoas que contribuiram com a  História do municipio de Rosário do Catete, filhos inlustres que velavarm o nome do municpio aos quatros quantos do Brasil.


Ata da primeira  eleição em  1836, compondo  o 1º prefeito e os oito vereadores




Atualmente encontramos no arquivos públicos tanto no município quanto fora dele, manuscritos inéditos, agendas, diários, fotografias e outros documentos, desorganizados e dispersos em caixas de papelão armazenadas de forma inadequada nos setores nas dependências da prefeitura, e da Câmara dos Vereadores. As folhas avulsas estão amassadas, algumas fotos já apresentam proliferação de fungo, muitos papéis já apresentam sinais de degradação. A falta de adequada climatização O que se pretende é preservar e divulgar o legado cultural dos Rosarenses ilustres, o Projeto "Memorial da Cidade" propõe quatro programas que se darão de forma gradual e simultânea. São eles:

Pesquisa, redação e publicação da Biografia Oficial de todos os Rosarenses que contribuíram de qualquer forma para a cultura, e na vida pública do país Contar, através de exposição, a historia de um povo e de uma cidade não é uma tarefa fácil; Ao contrario, é tarefa de extrema complexidade, porem também de fundamental importância.
Importante porque nela (na cidade) viveram homens e mulheres que, amaram, criaram cultura, fizeram política, etc. Pessoas que estão diretamente ligadas a nos ou ao nosso modo de compreender a vida e atuar em sociedade. A Historia das cidades e do seu povo fala, na verdade quem somos e porque somos deste ou daquele jeito.
Complexa, porque a historia de Rosário do Catete remonta o século XVII e o processo de colonização do Estado de Sergipe (historia já a muito esquecida e pouco lembrada). Agravando as dificuldades naturais de um projeto como este, está a inexistência de trabalhos de referencias que reúnam as fontes documentais sobre a historia rosarense, dispersos nas mais diversas instituições; assim como a falta de acervo que possa compor e contar um pouco da historia Municipal de Rosário do Catete.


O pesquisador Adailton, atravez do seu blog FONTES DA HISTÓRIA DE SERGIPE  ( http://fontesdahistoriadesergipe.blogspot.com.br/ )  Tem publicado o maior acervo de informações na internet referente a este municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário