sexta-feira, 18 de março de 2011

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE ROSÁRIO PARA O CONCURSO - Parte 01

Nasceu povoação de Rosário do Catete  às margens do rio Siriri a primeira ocupação se deu nas terras que pertenciam ao Engenho Jordão, de propriedade do senhor  Jorge de Almeida Campos . Este  por iniciativa  dos escravos  fez doação de uma área de terra afim de  que fosse construída uma capela  para a imagem de Nossa senhora do Rosário. A imagem foi encontrada segundo os antigos moradores pelos negros naquelas proximidades. O pesquisador Luís Mott que as irmandades “Nossa senhora dos Homens  Pretos e Pardos”  aparece na segunda metade do século XIX,  nas seguintes cidades : Santo Amaro (1813) , São Cristóvão (1817 ), Socorro (1817) e Rosário do Catete em 1817 também .
            Quando a povoação de Rosário do Catete surgiu já existia a Vila de Santo Amaro das Brotas. Esta Vila, exerceu durante muito tempo domínio politico administrativo em toda a  região, tendo forte influencias nos negócios da província de Sergipe , devido a localização  do “porto da redes”, por onde exportava toda a produção de açúcar da cotenguiba.
1828 - A povoação de Maruim que também era subordinada a Vila  Santo Amaro das Brotas teve sua administração transferida  para Rosário, por ordem  do Governo Provincial, até que os ânimos das lideranças politicas locais se acalmassem.
1831 – Rosário passa à Freguesia  de Nossa senhora do Rosário do Catete, época em que foi criado o distrito municipal por Decreto de 12 de outubro de 1831.      ( data essa da padroeira da cidade)
 1836 – Nasce  a Vila de Rosário do Catete, por lei Provincial de 12 de março  de 1836, como resultado da revolta de Santo Amaro das Brotas contra Maruim e Rosário...Isso tendo como motivos problemas eleitorais, roubos de umas urnas no município de Lagarto envolvendo os eleitores dos partidários Sebastiao Gaspar de Almeida Boto e Antonio da Silva Travassos, ambos natural de Santo Amaro das Brotas . ambos partidários travaram uma luta durante  a revolta que culminou na morte de um soldado da cavalaria de nome “Evaristo”que foi morto pelos homens de “Boto”, isso altentou ainda mais o ânimos de revolta do povo de santo Amaro que a partir dessa data delimitou a área da então emergente  “Vila de Rosário do Catete “. No localdo trágico assassinato   foi erguido uma  capela no qual a comunidade passou a chamar de “CRUZ DO EVARISTO” como conta o memorialista local “Luís ferreira Gomes”, tendo como o marco zero, marco histórico da cidade.
                A lei de 12 de março de 1936 , foi sancionada pelo Presidente da província de Sergipe . o Dr. Bento de Melo Teixeira, elevando a categoaia de Vila povoação de Rosário , com a denominação de “Vila de Nossa Senhora do Rosário do Catete ” desmembrando do termo da Vila de Santo Amaro;

Importante:
1911 – Foi realizada a Divisão administrativa.
1932 – Por decreto de lei  de 12 de julho de 1932, foi definitivamente elevada a condição de Cidade.
1943 – verificada que a denominação do município entrava  em choque com a legislação  federal disciplinadora dos topônimos  das cidades e vilas brasileiras , de acordo com as disposições do decreto lei  estadual nº 377, de 31 de dezembro de 1943, o município passou oficialmente a adotar o topônimo de Rosário do Catete.

1954 – pela lei estadual nº 554, de 6 de fevereiro de 1954, o Distrito único termo na comarca de Maruim.
Vamos lá:

                  Rosário do Catete, a historia conta que foi encontrada pelos escravos uma imagem de Nossa senhora do rosário nas matas locais daí o município ficou marcado pela sua devoção a Virgem Maria, a “irmandade dos homens Pretos e pardos” isso contribuiu para o nome da cidade de
Rosário
.

               ENGENHO CATETE VELHO – Pertenceu a Sr. José de Paes de Azevedo e Sá conhecido como sr. Juca das oitocentas algumas pessoas comentam que provavelmente a cidade recebeu este nome por causa do engenho, os familiares da mesma família aqui cidadã comentam que seu antepassados fizeram doação das terras para compor e ampliar poder  administrativo municipal os antepassados do engenho foram: Raimundo Teles Barreto (1827 - 1870), Josefa Tereza Meneses ( 1836 – 1907 ).
             ASPECTOS GEOGRÁFICOS :
Os municípios da Cotenguiba  estão localizados na parte leste do Estado e divididos em
Microrregião
“cotenguiba  e  Mesorregião “Baixo Cotenguiba”
Ao leste :         
Cotenguiba :Capela , Divina pastora , Santa Rosa de Lima ,  Siriri

Baixo
cotenguiba:
Carmopolis,   General Maynard  , Laranjeiras ,  Maruim,  Rosário do Catete  Santo Amaro das Brotas

POSIÇÃO GEOGRÁFICA  DE ROSÁRIO DO CATETE
A sede do município de Rosário do Catete  esta localizada a 22 m de altitude, determinada  pelo paralelo de 10º01’51” de longitude oeste. Desta meridiano em linha  reta 45 Km de Aracaju, capital do Estado.

LIMITES:
Ao Norte, com os municípios de Siriri e Capela. 
Ao Sul , com Santo Amaro das Brotas e Maruim.
Ao Leste, com General Maynard  e Carmopolis.
Ao Oeste, com Divina Pastora .
RELEVO :  Apresenta em forma de colinas , de toros convexos, modeladas com rochas sedimentares, com altitudes inferiores  a 100 m.

RIOS :  A hidrografia do município é representada pelo seu principal rio. O rio “Siriri” Afluente da bacia do Japaratuba e seu afluentes  Riachão a oeste.
CLIMA :  Megatérmica, muito quente e sub úmido , do tipo seco.

O RIO SIRIRI :  -  O rio Siriri nasce na mata do Sipó a 6 km  da cidade  de Capela, passando ainda pelos municípios de Siriri, Divina Pastora, Maruim, rosário do Catete , general Maynard  e Santo Amaro das Brotas.   È marco divisório dos municípios de Siriri, Divina Pastora e Maruim. Desagua no rio Japaratuba, perto  da sua foz no oceano atlântico, pouco caudaloso porém perene, suas aguas sempre foi usada pala comunidade para o consumo domestico.
GEOLOGIA : Compreende em |terrenos Arqueanos , algonquianos, silurianos, permiados, triássicos, cretáceos e cenozoicos.

Os terrenos são de idade  intermediaria , da era mesozoica, representados pelos seguimentos que constitui a bacia sendimentar de Sergipe. O calcário. Também são associados os sedimentos da bacia .O  POTÁSSIO  (Vale do Rio Doce ) MAGNESIO, SAL-GEMA  PETRÓLEO , GÁS NATURAL.

SOLO
argilosos

VEGETAÇÃO
– Floresta atlântica , planície e encosta , grande parte degradada em função das atividades agropecuárias,  também o uso  para o plantio da cana de açúcar. O município só possui  “dois  povoados” chamado Tamandaré e   Sririzinho, este  que divide com o município de Siriri .(na verdade meio povoado já que dudide o mesmo com o municipio de Siriri )

POPULAÇÃO:   9.222 hab.    Em 2010
ÁREA :                105,66 km2


 foram incluídas as informações dasvariáveis de Se especificações, Ignorados e Estrangeiros.

 http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=280610





LEMBRAMOS QUE SUA PRINCIAL ECONOMIA É O POTASIO , A VALE DO RIO DOCE ESTA NO MUNICIPIO DE ROSARIO É É AMAIOR PRODUTORA(MINERADORA ) DE POTÁSIO DA AMERICA LATINA

TAMBÉM O PETRÓLEO FAZ PARTE DA ECONOMIA  DE ROSÁRIO.

veja tambem algo sobre a Vale do Rio Doce


6 comentários:

  1. Muito obrigado por disponibilizar seu tempo para nos ajudar a conhecer a historia de rosario do catete e assim poder estudar para o concurso!!!que deus te abençoe hoje e sempree..!!!

    ResponderExcluir
  2. N CONSIGO ENTENDE UNS LIVROS FALAM QUE SÃO 37KM PARA CAPITA OUTOS DIZEM QUE É 24KM!!! AGORA AQUI FALA QUE 47!!!! DEI-ME UMA SOLUÇAO POR FAVOR

    ResponderExcluir
  3. AFINAL QUAL É A INFORMAÇÃO CONFIAVEL?

    ResponderExcluir
  4. Parabens professor!!! por essa iniciativa de divulgar a historia dos municipios sergipanos!!!
    Gostei muito!!!
    Fausto

    ResponderExcluir
  5. PARABENS PRFº O CONTEUDO NÃO DEVERIA SER LIDO SÓ POR NÓS QUE ESTAMOS FAZENDO O CONCURSO E ESTUDIOSOS, MAS TB AS AUTORIDADES CONSERNENTE A POLUIÇÃO DO RIO SIRIRI.UM GRANDE ABRAÇO
    PAULA RIOS

    ResponderExcluir
  6. Professor,

    Parabéns pela iniciativa!!

    Gostaria de fazer um pequena correção:
    determinada pelo paralelo de 10º01’51” de LATITUDE SUL. DestE PARALELO em linha reta 45 Km de Aracaju, capital do Estado.

    POIS OS PARALELOS INFORAM A LATITUDE E OS MERIDIANOS A LONGITUDE.

    A LONGITUDE É DE APROX. 37º OESTE (FONTE: GOOGLE EARTH)

    ResponderExcluir