segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O IHGSE TEM NOVO PRESIDENTE !

Samuel Albuquerque






PROFESSOR DA UFS É ELEITO PRESIDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE


Samuel Albuquerque, professor do curso de Museologia da UFS, foi eleito presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe -- IHGSE. A eleição ocorreu no dia 17 de dezembro de 2009, quando mais de 70% dos sócios regulares do Instituto elegeram a nova Diretoria.

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, carinhosamente conhecido como a “Casa de Sergipe”, sempre foi capitaneado por figuras de elevado capital social e, desde a década de 1940, renomados “intelectuais da educação” passaram a presidir o sodalício, como José Augusto da Rocha Lima (1941/1945), José Calasans Brandão da Silva (1945/1947), João Batista Perez Garcia Moreno (1947/1951), Felte Bezerra (1951/1953), José da Silva Ribeiro Filho (1965/1967), José Bonifácio Fortes Neto (1967/1969) e Maria Thetis Nunes (1972/2003).

O professor Samuel Albuquerque substituirá o historiador e cientista político Ibarê Dantas, que preside o Instituto desde 2004.

Segundo o presidente eleito, o principal desafio da sua gestão será dar continuidade a ampla reforma promovida por Ibarê Dantas no Instituto. “É preciso dar mais visibilidade e ampliar o diálogo do Instituto com a sociedade sergipana. É preciso dar continuidade ao processo de modernização do Instituto e democratização do seu acervo. É preciso continuar restaurando e conservando os acervos do museu, pinacoteca, arquivo e biblioteca do Instituto. É preciso garantir a periodicidade da Revista do IHGSE, o mais antigo periódico científico em circulação no Estado. É preciso conservar as parcerias do Instituto com a UFS, com o Governo do Estado de Sergipe e com a Prefeitura de Aracaju.... Enfim, é necessário garantir que o Instituto continue sendo um dos principais centros de pesquisa e preservação da memória em Sergipe”, diz o professor Samuel.

Para atingir seus objetivos, Samuel Albuquerque contará com uma equipe de peso, composta, inclusive, por professores e ex-professores da UFS. A vice-presidência será ocupada por Ibarê Dantas, que auxiliará o novo presidente, transmitindo-lhe sua experiência de gestor do Instituto. Josefa Eliana Souza, do Departamento de Educação da UFS, será a secretaria geral. Terezinha Oliva será a oradora do Instituto, primeira mulher a ocupar o referido cargo. A nova Diretoria conta, ainda, com José Vieira da Cruz (1º secretário), José Rivadálvio Lima (2º secretário), Saumíneo Nascimento (1º tesoureiro) e Igor Moraes Albuquerque (2º tesoureiro).

A posse de Samuel Albuquerque e da nova Diretoria do IHGSE ocorrerá na do dia 19 de janeiro, no auditório do próprio Instituto, localizado à Rua Itabaianinha, 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário