sexta-feira, 15 de abril de 2011

REVISÃO GERAL PARA O CONCURSO DE ROSÁRIO

   ROSÁRIO DO CATETE





·         Prefeito eleito atual (2009- 2012): Etelvino Barreto Sobrinho

·         Lideranças políticas:  José Laercio passos Junior( foi prefeito 3 vezes ), Wagner da  Mota Quintela     (ex - prefeito )

·         Atual presidente da Câmara dos vereadores. Delson Leão

·         A primeira mulher a entrar para a politica de Rosário: “Celuta  leão” (na gestão dela na câmara foi criada a bandeira de Rosário )

·         Revelação da politica de Rosário, chamado de “O pacificador”  Hélio dos Santos ( ex- prefeito interino e atual vereador )

·         As duas siglas politicas  em evidencias , o ( 15 PMDB partido do atual prefeito ) e o ( 40 PSDB oposição ) liderado por ex-prefeito e uma das maiores lideranças politicas de Rosário do catete Wagner da Mota Quintela

·         Padroeira: Nossa Senhora do Rosário.

·         Data da emancipação: 12 de março de 1836

·         Rio que corta o município: Rio Siriri

·         Povoados: Siririzinho e Tamandaré

·         Distância para Aracaju: rodovia: 37 km; em linha reta: 24 km - Área: 101,5 Km²

·         População  de Rosário censo do IBGE em  2010 : 9.222 habitantes  ( informação do IBGE )

·         LIMITES:
Ao Norte, com os municípios de Siriri e Capela.
Ao Sul , com Santo Amaro das Brotas e Maruim.
Ao Leste, com General Maynard e Carmopolis.
Ao Oeste, com Divina Pastora .

·         RELEVO : Apresenta em forma de colinas , de toros convexos, modeladas com rochas sedimentares, com altitudes inferiores a 100 m.



LAZER:



Balneário :  José Laercio Passos junior , construindo em 1991 pelo mesmo prefeito

Centro recreativo Rosarense : Construído na administração de  José Laercio Passos junior.

Cine teatro Abílio Curvelo de Mendonça :  Construído em 1966 na administração do então prefeito  Abílio Curvelo de Mendonça. O mesmo foi construído em terras da paroquia  com autorização da Diocese de Sergipe.

Biblioteca Joao batista de Moraes Ribeiro: construída na administração  do prefeito José Martinho Xavier, então um dos melhores prefeito para educação que Rosário já teve.

Estádio Municipal Policarpo Diniz de Resende ; Construído na em 1986 na administração do prefeito Joao Diniz de Resende .

Rosário tem um “Grupo de Escoteiro” ; chamado Augusto Maynard Gomes , fundado em 1975 por Joao Vieira  dos Santos (conhecido como chefe João )

Grupo de idosos são Vicente de Paula : Fundado em  18 de junho de 1994 e faz uma homenagem a irmandade “filhas da caridade “São Vicente de  Paula

Reisado 12 estrelinhas : Reativado em 1997 em comemoração a data de emancipação na gestão do prefeito Dernival Rodrigues, Tendo Chefe Joao como líder.



·         Hino de Rosário do Catete : Música e letra: Antônio Garcia Filho.  – ( Rosário do Catete é lugar santo De passado glorioso! Nasceu, abençoado Por Deus, Nosso Senhor. A sua história é lindo canto Cheio de amor! São riquezas minerais Água que vem da fonte... Rio que na baixada Chega até nos quintais! Na curva lá da ponte Um trem saudoso vai... E o som que vem da Igreja Dos rosarenses a face beija. Seu chão é tão macio Tão longa é nossa vida Seu clima é tão sadio Saudades na partida... O céu é nosso abrigo Nesse lugar amigo E o som que vem da Igreja Dos rosarenses a face beija).

·         Rosário do Catete  tem um Brasão criado na gestão do Prefeito Dernival Rodrigues em 1997.

·         A bandeira criada na gestão de prefeito  Joao Gomes Santos e Celuta  leão como presidente da Câmara em 1972.

·         ECONOMIA : Cana de açúcar , Potássio , Petróleo

·         Rosário tem em suas terras a “Vale do Rio Doce”, a maior mineradora de potássio do hemisfério Sul, sendo sua maior fonte de rende os tributos cobrados a vale pela extração do “potássio”



·         ENGENHOS  DE ROSÁRIO DO CATETE ; Santa Barbara, Paty, Bom nome, oitocentas, lagoa grande, saco, serra negra, sitio novo, catete, jurema, piripiri, várzea, Jordao , jucurema,  salobro, cajá, marrecas, bom sucesso, capim assú, jenipapo, vazia grande, cumbe, ilha, campo redondo, sacco.



·         Em 1932  Getúlio Vargas Chega em Rosário  para inaugurar a ponte  de pedra branca, de nome ministro José Américo de Almeida , no então governo do interventor  Augusto Maynard Gomes.



IMPORTANTE:



LER OS LIVROS DE IBERÊ COSTA DANTAS;

TENENTISMO, SERGIPE REPUBLICANO ,  VER A BIOGRAFIA  DE Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel  o pai de Leandro Maynard Maciel, ambos do engenho Serra Negra em Rosário.






9 comentários:

  1. OBRIGADA SR. ADAILTON, FOI DE GRANDE UTILIDADE A SUA PARTICIPAÇÃO COM O TEXTO SOBRE ROSÁRIO NO TOCANTE AO CONCURSOS QUE PRESTAREMOS LOGO MAIS.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sr Adailton!!Certamente de grande utilidade para a prova que teremos daqui umas horinhas!!

    ResponderExcluir
  3. adorei só Deus que pode te pagar por está gentileza.maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizá-lo pela iniciativa de contribuir com a história de Sergipe. Pois, encontrei dificuldades em achar algum acervo virtual que contasse um pouco da história de Rosário do Catete. Dentre alguns pesquisados, o seu foi o mais completo. É incrível como em pleno Século XXI Rosário, ainda não tenha um livro contando a sua tragetória. Que ao meu ver, é muito interessante! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de lhe agradesçer pela sua gentileza professor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente blog, parabéns pelo material sobre Rosário ajudou bastante. Poste por favor sobre a história de Areia Branca.Obrigada
    Ítala

    ResponderExcluir
  7. Adailton,

    Quero lhe agradecer por todos artigos postados aqui sobre o concurso de Rosário.Com certeza em conhecimentos regionais fui muito bem. Parabéns pelo seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  8. boa tarde a todos

    quero agradecer a todos voces que visitam e visitaram meu blog para compartilhar alguma informação sobre historia de Sergipe, principalmente sobre Rosario do Catete.
    Espero ter contribuido coma s informaçoes para o concurso.
    Só lamento que em Rosario do Catete Existe muitos historiadores tanto academico quanto contadores de "estoria" Mas nao escreve , nao socializa aqui as informações.
    obrigado a todos e continue visitando meu blog.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde a todos

    quero agradecer a todos voces que visitam e visitaram meu blog para compartilhar alguma informação sobre historia de Sergipe, principalmente sobre Rosario do Catete.
    Espero ter contribuido coma s informaçoes para o concurso.
    Só lamento que em Rosario do Catete Existe muitos historiadores tanto academico quanto contadores de "estoria" Mas nao escreve , nao socializa aqui as informações.
    obrigado a todos e continue visitando meu blog.

    ResponderExcluir