sábado, 4 de abril de 2020

JOSÉ AUGUSTO CABRAL MELO

FILHOS  ILUSTRES  DE  ROSÁRIO  DO CATETE
   Por  Adailton  Andrade

JOSÉ AUGUSTO CABRAL MELO
      



                                                   
 Nasceu  em Rosário do Catete no dia  04 de junho  de 1942 filho de Herberto Vieira de Melo um líder político da cidade, também um ex-prefeito.  Zé Augusto foi prefeito  em Rosário  do Catete por duas  vezes (1967-1971) antecede o prefeito João Gomes Santos  e  depois  sucedeu  assumindo seu segundo  mandato  no período de (1973 –1975 ).


 São os quatro irmãos,perto dele, Maria de Lourdes Melo Sobral, ao lado ,Maria Nazareth Melo C.  dos Santos e a frente é Roberto Cabral Melo.

José Augusto  quando prefeito  pela  primeira vez, tinha uma linguagem  direta  com os jovens  da cidade  e mesmo quando  estando prefeito prefeito marcava  quadrilha , era locutor das festas  sociais e culturais dos  eventos  cívicos, a  cultura da cidade  ele  sempre estava  a frente, Rosário  como tradição de  boas quadrilhas  juninas,  ele própria era marcador  de algumas.


Um prefeito antenado  com as modernidade de sua época, antes  da construção  do Club as festas sociais , os bailes   eram realizados dentro da prefeitura  em um salão grande  chamada  de  “salão  da audiências”, até  a festa de Nossa senhora  do Rosário  tinham um baile  e ele que sempre  estava  na linha  de  frente  coordenando  estes eventos. Foi um prefeito  muito presente  nos eventos  da cidade, muito confiante   na gestão por  influencia  de seu pai e ajuda  dos engenhos  ainda moendo  como  engenho  Caraíbas, e  Pedras   em Maruim, essas  usinas sempre  envolvidas  com o social  do município.
                                         Com  o amigo ex Prefeito Martinho Xavier

Construiu  o primeiro Club Social  da cidade  chamado de Grêmio Recreativo Rosarense, que hoje, lembra a estrutura  do Iate Club em Aracaju. Muito luxuoso  para sua época , todo no Taco cortinas, ventiladores  modernos  com isso muitos moradores  diziam que era um luxo, que por  algum tempo foi administrado  por  João Vieira  conhecido hoje por  chefe  João.    
Fatos importantes que marcaram a suas duas administrações, principalmente  sua primeira , ainda tendo influencia de seu  pai já que foi prefeito anteriormente. O que  se pode pontuar  na  gestão  de Zé Augusto foi a Construção  da Escola José  Sotero de Melo,  para substituir   uma escola  antiga  e pequena que funcionava  no prédio  da Câmara Municipal  de nome  de Maximino  de Araújo Maciel, na  escola nova   também um nome  novo  de mais um conterrâneo ilustre o desembargador  José  Sotero.
Seu  pai ex prefeito Herberto Vieira de Meio



Outra obra que  ficou  nos anais  da administração  dele (no 1º mandato ) foi a reforma, ampliação e modernização da  praça  da bandeira  conhecida hoje como praça da Câmara, um área de brejo  quase tendo um córrego  do rio  Siriri, alguns  moradores  chamava até de praça do brejo, por conta disso, foi preciso  fazer  um grande aterro, faz    calçamentos  em ruas  próximas  planta  várias  arvores  e   muda o nome  da praça  da bandeira  para o nome de Dr. Edelzio Vieira de Melo. Reformou a praça  chamada  de Capitão Queiroz, chamada também de praça  da prefeitura, também chamada de praça da matriz, como de costume  pós  a reforma  da praça  muda  o nome da  praça   de Capitão Queiroz  para  a  praça Dr. Clodoaldo Passos   com influência  de seu pai Sr. Herberto.
Fez   calçamento em varias ruas  importantes  da cidade  como a rua do sol, rua  Santo Amaro, rua  Pedra e Cal, atual rua do correio  e  tantas  outras  ruas.  Hoje Rosário do Catete  perde  um homem público  que deixou um legado  de obras  em sua cidade  que poucas pessoas  lembram, de uma administração  popular  alegre  que  acidade  sempre foi movimentada, no segundo  mandato  já não  estava  com tanto  empolgação  do primeiro tendo   seu pai já idoso  e um pouco  debilitado, já  mais tarde nos anos  90 , Zé Augusto  trabalhou   na escritório região  da Deso na cidade.
Jose Augusto Cabral Melo  vem de uma linhagem de  famílias  importantes da região de origem  do Sítio  Novo,   do  Catete  do Salústio Vieira de  Melo, deixou   suas  impressões  como homem publico que na  oportunidade  cuidou de sua gente  de sua cidade  levando  qualidade  de vida   ao seu povo. Rosário perde um prefeito que  falece   dia 31 de  março de  2020, e  foi sepultado  no cemitério de  Maruim.
____________________
Fonte:
Entrevistas  realizadas  com moradores  da cidade tais como: Luiz  Ferreira Gomes. Professora Zulivia, e chefe  João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário