Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 27 de junho de 2010

ERONIDES DE CARVALHO


UM GOVERNO VOLTADO PARA A SAÚDE PÚBLICA !



Prof. Milton Barboza da Silva
 Conferência Apresentada no Conselho Estadual de Cultura, por ocasião do Centenário de nascimento de Eronides de Carvalho ( 1897 - !997 )  Abril de 1997.





O centenário do nascimento de Eronides Ferreira de Carvalho,(1997) cuja passagem pelo cenário político sergipano registramos de 1935 à 1941, abre-nos a possibilidade para uma reflexão acerca da atuação do sujeito na história, em seu espaço social, econômico e político. Por isso, acreditamos ser essa uma oportunidade singular para trazermos algumas análises sobre o político Eronides de Carvalho; sobre a conjuntura de seu tempo, à qual esteve sintonizado, e, por vezes, perfeitamente ajustado, e as implicações de sua atuação nos períodos subsequentes.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

HISTÓRIA DE SANTO AMARO DAS BROTAS


*Adailton Andrade


 A VIDA URBANA NA CAPITANIA DE SERGIPE DEL’REI (Sergipe Colonial)



É a mais famosa e rica de toda a capitania, escreveu em 1808 D. Marcos Antonio de Souza. Sua importância Adivinha de encontrar-se situada na Contiguiba, a principal região açucareira, onde os canaviais haviam iniciado a grande arrancada em terras sergipanas. A elevação `a categoria de Vila ocorreu e 1699, com a criação das primeiras vilas. Na capitania de Sergipe após a instalação da comarca em 1696. O governador geral D. João de Lancastro, determinou ao ouvidor Dr. Diogo Pacheco Pereira: “é porque me dizem que no porto da Contiguiba se pode fazer uma vila. Vossa Mercê mandará a casa da câmara dessa cidade, os oficiais dela com as principais pessoas desse povo, para que com toda ponderação, veja se o dito porto é capaz de forma-se nela a dita vila”.