terça-feira, 27 de setembro de 2011



ORLANDO CALAZANS RIBEIRO
UM MEDICO ESQUECIDO NA HISTÓRIA SERGIPANA
De Estãncia- Se para o mundo


Adailton Andrade
Marcelo Campelo Ribeiro Brunetti




Dr. Orlando Calazans Ribeiro, nasceu no início do século XX, em 1.901 no município de Estância, Estado nordestino de Sergipe, onde passou sua juventude e adolescência, entre o mundo político à época, as tradicionais fazendas imponentes como a afamada fazenda do “ Castelo ” de sua família e as festas da elite local, pois era fruto da união de duas das mais tradicionais e abastadas famílias nordestinas: Calazans & Ribeiro. Filho do Coronel Leonardo Costa Ribeiro (imigrante e industrial português) e de Dulce Calazans Ribeiro, casou-se na década de vinte em Traíras ( hoje município de Santana de Pirapama MG. ) com a Sra. Arminda Campelo Ribeiro, filha de Luiz Campelo ( Lulu ) & Luísa Gomes de Oliveira Campelo, tendo nove filhos : Ivone, Sônia, Dulce, Diana, Maria Luiza, Aída, Otávio, Renato e Orlando.





Teve ainda uma filha de nome zulinah de Calazans nascimento (nome de casada) Zulinah de Calazans Ribeiro (nome de solteira), fruto de um namoro com Adalgisa Dalva Ribeiro, (ocorrido antes de conhecer e casar-se com a Sra. Arminda) ela nasceu na capital Salvador BA. , em 27 de agosto de 1925 e casou-se com Francisco do Nascimento, teve 9 filhos : Ana Maria, Maria Lucia , Celia Maria , Jose Raimundo e Raimundo Jose (gêmeos), Luiz Carlos, Emanuel Francisco, Lilia Beatriz e Sergio .(Dados de família repassados pela neta historiadora e Professora Lilia “Calazans” -acervo particular)

Foi  criado por seu pai , familiares e em Colégio Interno, uma vez que sua amada genitora Dulce Calazans faleceu em decorrência da gripe espanhola que assolava o mundo na virada do século XIX para XX, perdeu sua mãe quando ainda era uma criança, fica claro o amor inesquecível e incondicional de filho , quando anos e anos mais tarde ao publicar sua Tese de Doutoramento em sua formatura como médico ,  escreve  :

“ ... A sagrada memória de minha Mãe , não quis o destino me fosse concedida a ventura suprema de ter-vos ao meu lado no momento em que me vejo investido das funções de sacerdote da religião de Hipócrates; mas, lá da mansão de Deus onde estais, mandai através dos espaços um ósculo cheio de unção que me sirva de conforto em toda minha vida ...”( Physio-Psychologia das Emoções, Tese de Doutoramento Aprovada com Distinção, fls. 02,  Dr. Orlando Ribeiro, Bahia 1.924 ).


JUVENTUDE, ADOLESCÊNCIA

Pouco ou quase nada sabe sobre a infância, juventude e adolescência de Orlando Calazans, existe um boato de que quando jovem havia sido noivo da filha do Governador de Sergipe, não dando certo o noivado e por razões desconhecidas até hoje, abandonou literalmente tudo e todos e fixou residência no Estado de Minas Gerais, ... outro acontecido é que sua personalidade  forte e boêmia, fez com que fechasse as portas de uma famosa zona de meretrício da capital Sergipana, fato escandaloso para a época , sabe-se que era bonito, culto, inteligente e de personalidade muito forte.

Quando Jovem, paralelo às atividades de médico, foi Diretor da Empresa Industrial Estanciana – Fábrica Senhor do Bonfim – Ribeiro, Schofield  &  Cia. Tecelagem e Fiação – End. Telegr. Alegrete -  Estância Sergipe , da qual seu pai Cel. Leonardo Costa Ribeiro era um dos sócios-proprietários ( a fábrica ainda existe ).

Em 1.924, torna-se Médico, ao colar grau com Tese de Doutoramento aprovado com distinção pela Faculdade de Medicina da Bahia, com apenas 23 anos de idade, nesta época deixou lastreada fortes amizades na Tradicional Universidade Nordestina, seus primos Elmano e Adelaido, os médicos Dr. Nelson Almeida, Dr. Bráulio, Dr. Murilo dos Santos, Dr. João Gonçalves e Dr. Antônio Costa, amigos fraternos como: Anita Lessa, Elisa Saldanha, Durval Carvalho, colegas do Internato Hospital São João de Deus, mas sem dúvida alguma o mais importante de todos o Dr. Aristides Novais seu mestre e mentor na Publicação acadêmica que outorgou o título profissional de Médico. (Tese de Doutoramento“ Physio-Psychologia das Emoções” aprovada com distinção – Bahia 1.924 - Orlando Ribeiro. )




A imprensa nordestina à época deu destaque aos jovens médicos recém-formados, Orlando e Adelaido Ribeiro duas competências em matéria de radiologia e radioscopia, inaugurando consultório luxuoso na Rua Chile, n.5, 1º andar, Salvador BA., dotado o consultório de moderna aparelhagem da companhia Victor dos EUA, lembrando quando Dr. Orlando Ribeiro trabalhou no Gabinete de Radiologia da Santa Casa do RJ., chefiada por nada mais nada menos que  Dr. Roberto Duque.  

            Em 1.928, médico formado e atuante, segue para França e Europa, no navio “ Orania ”, juntamente com outros colegas de profissão, para pós graduação em “ Radiologia ”, este fato foi noticiado amplamente pela Imprensa Nordestina e Francesa. Países como Bélgica, Espanha, Portugal e França foram visitados pelo Jovem médico na condição de secretário da Delegação de 28 Médicos, mas sem dúvida seus olhares estavam atentos para as cidades de Bordeaux, Toulouse, Paris (Santuário de Lourdes ).

            Conforme consta, Dr. Orlando Ribeiro cerrou fileiras no Exército Brasileiro, tendo a Patente de Tenente-Oficial-Médico, segundo consta lutou contra o Bando de Lampião em uma investida bélica , no Estado de Alagoas , tratando de um ferimento a bala um policial militar , que em agradecimento o presenteou com uma espada do próprio Lampião,  este presente foi doado por Dr. Orlando Calazans ao Museu que abriga os pertences de Lampião. Hoje memorial da UNIT.

            Como Médico, Dr. Orlando atuou brilhantemente nas cidades de Estância, Aracaju  Salvador , Rio de Janeiro, Barão de  Cocais, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Foi Médico do Corpo Clínico do Hospital da Beneficência Portuguesa de Salvador- BA. Médico do Gabinete de Radiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro, Médico Sanitarista e orador da  Turma de formandos Médico chefe de posto de higiene, Chefe do Centro de Saúde de Sete Lagoas MG, Professor de Ciências Biológicas  e  Membro da Associação Médica Brasileira e Associação Médica Mineira.  Pelo que consta, foi um profissional correto, certo, direito, digno, honesto e honrado, fiel ao seu juramento, alheio ao dinheiro, médico dos pobres e humildes, sempre esteve a um  passo a frente de seu tempo.

2. DEPUTADO ESTADUAL CONSTITUINTE POR SERGIPE, VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Filho de duas tradicionais famílias nordestinas, Dr. Orlando Calazans não poderia se furtar ao chamamento dos encantos da política, até porque havia um continuísmo muito grande à época em Sergipe e forças organizadas fecharam o cerco e concretizaram a vitória da oposição sob o comando do Amigo fraterno e Governador eleito  Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho, dai sagrou se vitorioso nas urnas e elegeu-se Deputado Estadual pelo Partido Republicano em 1.935, ano da Constituinte Estadual, da qual  foi o primeiro  dos signatários, chegou por intermédio do amigo Governador Eronildes, através de manobras políticas, a ocupar a Vice-Presidência da Assembleia de Sergipe.

     No Impresso " SERGIPE UNIDO " de 02 de abril de 1.93, vê se claro a alegria contagiante dos oposicionistas, através de matérias escritas de punho, todos correligionários tais como:  Cel. Francisco Porto, Dr. Clovis Cardoso, Dr. Augusto Leite, Dr. Leandro Maciel, Maria Rita, Dr. Barreto Filho, U lises Campos, Zózimo Lima, Dr. Adroaldo Campos,  Carvalho Barroso, Ministro João Cabral, Dr. Armando Fontes, Capitão Nelson Sampaio, Dr. Godofredo Diniz, Jornalista Júlio Barreto, Dona Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, Dr. Heribaldo Vieira, Dr. José Ribeiro do Bomfim, Padre Mario de M. Vilas Boas,  Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho e o próprio Deputado eleito Dr. Orlando Calazans Ribeiro (SERGIPE - UNIDO , edição de 1.935).

Em outro Impresso Original, esta corroborado o apoio das Classes que comandavam o Estado Sergipano, ( jornal "MERCÚRIO - homenagem aos altos representantes das classes conservadoras de Sergipe - segue anexo constituição estadual de1.935) . Figuras ímpares e amigos de Dr. Orlando Ribeiro fizeram presença neste Jornal , através de matérias exaltando a política oposicionista da época tais como : Dr. Júlio Cesar Leite,  Dr. Exupero Monteiro, Dr. Heribaldo Dantas Vieira, Prof. Arthur Fortes, Dr. Juarez de Figueiredo, Dr. Josué Baptista de Jesus, Dr. Togo de Albuquerque, Cel. Lourival Sobral, Cel. Guilhermino Rezende, Cel. Torquato Fontes, Dr. Octavio Acccyoli, Dr. Costa Filho, Dr. Hugo Bozzi, Dr. Francisco de Lacerda Filho, Dr. Manoel de Carvalho Nobre, Dr. Maurício Graccho Cardoso, Dr. Alfredo Gomes, Cel. José Menino de Oliveira, Major Antônio Maynard Gomes, Dr. Carlos Cruz, Dr. Hercílio Porfírio de Britto, Cel. José Peixoto, Dr. José Gonçalves, Prefeito Godofredo Diniz Gonçalves e os Jornalistas Júlio & Armando Barreto e redator-chefe Jefferson Silva.

Conta-se que uma vez, no sertão Sergipano, no auge do período eleitoral o então jovem candidato Dr. Orlando antes de subir no palanque para seu ferrenho discurso contra o Governo, foi alertado sobre possível “ atentado contra sua vida “, momento em que um de seus eleitores ( ou jagunço ?) entrou por trás e transpôs suas duas mãos com dois revolveres em cada e as colocou entre os dois braços do  orador, dizendo-lhe : “Agora pode subir e falar o que quiser Doutor ... “

Dr. Orlando Calazans Ribeiro, foi deputado Estadual em Sergipe pelo PR., amigo do Governador Eronildes Ferreira de Carvalho, do Deputado pela UDN Tenório Cavalcante, do Presidente Arthur Bernardes ( onde mantém até hoje Um cartão de punho pessoal do Presidente, reforçando a amizade de ambos ), de todos os Deputados Constituintes de 1.935 por Sergipe, sempre foi correto no trato, direito nos acordos, honrado na Tribuna ... Posteriormente já em Minas Gerais, antes de sua partida final, conviveu com Laços de amizade com Presidente Juscelino K. de Oliveira (visitava-o sempre em sua residência), Deputado Emílio de Vasconcelos Costa, Deputado Vasconcelos Costa, Deputado Renato Azeredo, Deputado Wilson Tanure, dentre vários  outros, retilíneo em sua vida particular,  digno com seus correligionários, honesto com o dinheiro público, Fiel ao Partido Republicano e as amizades forjadas nos corredores da Assembleia Legislativa e Palácio do Governo de SE.

Corre discretamente que o Amigo Gov. Eronildes, em uma transação política quando do Golpe de Getúlio Vargas, chegou a oferecer 1 Cartório para o amigo, este de pronto e fiel recusou  temendo manchar seu nome. Foi cassado como todos em 1.937 por Getúlio Vargas, nunca mais retornou ao Legislativo de seu Estado, mas deixou assinada a Constituição Estadual de Sergipe e ocupou com galhardia a Tribuna e Vice-Presidência da Casa Legislativa que tanto amou. (Constituição Estadual de Sergipe 1.935)

3. A SÓLIDA AMIZADE COM PRESIDENTE ARTHUR BERNARDES E INTERVENTOR   ERONIDES DE CARVALHO


Dr. Orlando Ribeiro, na condição de filho abastado e único herdeiro dos Calazans & Ribeiro, bem como Médico com Pós Graduação na França e como  Político foi Deputado Estadual pelo PR, gozou de inúmeras “amizades “, conheceu autoridades, políticos de renome, frequentou o Palácio do Governo, gozou do convívio de vultos e personalidades de todos os meios da sociedade, mas  dar-se-á ênfase a duas amizades e convivência histórica que ele teve , a saber:



Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho - Governador de Sergipe, teve uma amizade sólida e fraterna com Dr. Orlando, dizem que foi levado a política Sergipana por suas mãos, a imprensa da época exaustivamente proclamava a união dos dois políticos, um Governador de Sergipe , outro deputado estadual ( o comentário é que era líder o Governo na Assembleia ) era comum o livre transito do Deputado nos corredores do Palácio de Governo do Sergipe, conta se mais, que o amigo Governador quis presentear Dr. Orlando com um Cartório, o que nunca foi aceito, pois não era dado a este tipo de ofertas.( Sergipe-unido 1935 , mercúrio 1935, o estado de Sergipe 1934 , o batalhador  1930 .)

Presidente da República Dr. Arthur Bernardes , sabe se que Dr. Orlando era fiel aos princípios democráticos, conservadores e republicanos, os mesmos que norteavam a carreira do Dr. Arthur Bernardes, tiveram encontros e solidificaram um respeitosa amizade política, comprovado em um cartão original escrito de punho pelo Presidente , o qual esta conservado e faz parte do acervo pessoal de Dr. Orlando Ribeiro :
“Ao amigo Dr. Orlando Ribeiro, Arthur Bernardes cumprimenta o e agradece  a  remessa de crônicas que o “ amigo “ publicou no Diário de Notícias , agradecido lhe outrossim o interesse que vem tomando pelo PRM. –
Arthur Bernardes.     Rua Valparaiso, 40. .”

Vê-se a importância e grandiosidade desta figura ímpar, quando do alto de seus apenas 28 anos de idade, em pleno início de século XX, já despontava como Médico Radiologista pós graduado na Europa, Diretor de Fábrica de Tecidos, articulista na Imprensa de seu Estado, Tenente-Oficial-Médico do Exército Brasileiro,  Político e Deputado Constituinte. Sabe-se muito bem que Dr. Orlando Ribeiro era um excelente articulista, ótimo escritor, homem das Letras e amante dos livros, possuía em sua residência uma boa biblioteca, dizem que de fazer inveja a muitas escolas da época, não media esforços para aquisição de livros ou enciclopédias para abastecer sua fome de conhecimento, muitos dos exemplares ainda existem e fazem parte de seu acervo, destaque para dois exemplares vol. I e II de Historia Natural capa de madeira e ilustração pintada edição do século XIX, dois exemplares do Dicionário Brasileiro edição da Bahia 1.912, Coleção de  “ Eça de Queiroz “ com assinatura do autor 6ª Edição início do século XX, e outras dezenas de títulos e Coleções completas datadas de 1.930, 1.940, 1.950 e as mais recentes de 1.960.
No meio cientifico, escreveu vários artigos em jornais em Minas gerais, Sergipe e Bahia. Entre seus artigos citamos os mais importantes: Questões Estaduais - Doença de Chaga - Curandeiros e Charlatões - Poluídas as Águas do Manancial da Serra, Kardec ismo e Caridade - A Magia das Montanhas - Medicina Preventiva e Higiene - Santuário da Natureza - Semana da Comunidade - O Pronto Socorro -Realidade Brasileira - Atividades do Centro de Saúde Ano de 1.964.


REFERÊNCIAS CONSULTADAS:
Consultas :

Dr. Marcelo Campelo Ribeiro Brunetti - Advogado, Prof. Universitário (Neto de Dr. Orlando Calazans Ribeiro )

1.Acervo da Família – Acy Ferreira França – Impressão Gráfica CEUB Brasília DF. 1987.
2.These de doutoramento “ Physio-Psychologia das emoções” aprovada com distinção – Bahia 1.924 - Orlando Ribeiro.
3.Impressões da moderna ciência  europeia , o que nos disse o ilustre radiologista Orando Ribeiro  -   a caravana medica brasileira na França – união republicana de Sergipe – original 1.928.
4.Constituição do estado  de   Sergipe – 16 de julho de 1.935
5.Discursso de posse-unidade de saúde de sete lagoas mg.
6.Discurso na formatura da turma de sanitaristas da escola de saúde publica da secretaria estadual de saúde de Minas Gerais
7.Jornal o centro de minas.
8.Sergipe-unido , única edição - março de 1.935.
9. O estado de Sergipe – órgão oficial da união republicana de Sergipe – 1.936.
10.Sergipe-unido 1935 , mercúrio 1935, o estado de Sergipe 1934. o batalhador  1930 ,todos originais.
11.Mercúrio - homenagem aos altos representantes das classes conservadoras de Sergipe original -1.935.
12.Sergipe ,100 anos de história constitucional Assembléia legislativa do estado de Sergipe – 1.992.

Um comentário:

  1. Caro Professor, agradeço a lembrança do nome e homenagem que fizestes ao meu avô, vc é nosso porta voz ai na querida Sergipe, sua lealdade com nossos dados e documentos familiares , atestam sua honestidade e amor ao querido Estado Nordestino . Abraços e Obrigado! MarceLo Ribeiro & Lilia Calazans ...

    ResponderExcluir