quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DOS PREFEITOS DE ROSÁRIO DO CATETE


O HOMEM QUE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO
EM ROSÁRIO DO CATETE

JOSÉ MARTINHO XAVIER


adailton Andrade


Xavier assim como era conhecido em Rosário do Catete, e nos demais municípios do estado devido suas atividades profissionais, alem de prefeito exerceu varias outras atividades que contribuíram para o desenvolvimento do seu município, também é de conhecimento sua participação em diversos movimentos sociais e religiosos. Foi também dono de cartório e presidente de uma associação de caridade em Rosário do Catete, mas na qualidade de prefeito e de chefe político que deu maior visibilidade na carreira publica.
Xavier nasceu no antigo povoado Pedro Gonçalves, município de Rosário do Catete filho de Francisco Xavier das Chagas e dona Maria Marta de Jesus.foi aluno da conceituada professora Maria Rosa dos Santos isso logo no ano de 1933, concluiu o curso primário com outra professora Maria de Freitas Santos, anos depois conclui seu curso ginasial através do projeto Minerva, antigo curso Madureza.



Foi nomeado guarda Fiscal em 1953 sendo locado no posto Fiscal Siqueira no Povoado Rio das Pedras, município de Itabaiana, demitido em 1955, logo no governo do seu conterrâneo Leandro Maciel, com isso, voltou a trabalhar no comercio com o Sr. Floriano Sá durante este período foi nomeado escrivão para registro civil em Rosário do Catete. Em 1964 no governo de Celso de Carvalho foi nomeado como titular da função.
Em 1976 Martinho Xavier foi eleito Prefeito de Rosário do Catete pelo partido hoje extinto ARENA (Aliança renovadora Nacional )nesta época o mandato era de 6 anos. Na sua gestão a frente da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete, a Educação teve a maior prioridade, construiu, ampliou e reformou escolas, criou a biblioteca publica municipal que hoje foi desativada e os poucos livros que restaram foram levados a uma sala na escola José Sotero, na época da sua criação, a biblioteca publica municipal de Rosário do catete era considerada uma das melhores em acervo da região da cotenguiba sem contar no reconhecimento ao poeta maior João Batista de Moraes Ribeiro usando seu nome para como patrono do saber em Rosário.
Também na gestão de Xavier os estudantes pobres do município começaram a sonhar em estudar na capital, foi adquirido o primeiro ônibus dos estudantes da cidade de Rosário educação. Também criou em Rosário o curso da campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, e outras ações inovadoras tornando o município pioneiro nas questões da educação, Xavier via nos estudos o único meio do Rosarense vencer os obstáculos da pobreza, dava mais educação e menos festas, via que o exemplo romano de “pão e circo” não comungava com a sua administração pautada no compromisso e seriedade educacional com o povo rosarense.




Panfleto do 13ª aniversaria das conquistas do povo brasileiro na revolução de 1964

Alem da política o jovem Martinho Xavier se destacou em outras áreas principalmente no social, na saúde em convenio com a Construtora Odebrecht ajudou ao hospital de caridade de Rosário adquirindo duas ambulâncias. Isso mostra que sua administração foi toda pautada com compromissada com o povo carente, desapropriou terras para doação as pessoas pobres com isso nasce o conjunto Dr. José Gonçalves da Crus , neste tempo em parceria com a construtora Odebrecht cedeu um terreno a mesma para uso de um canteiro de obras e foi acordado que logo após o termino da construtora em Rosário toda a infraestatura deixada ficaria para o município. Foi uma administração comprometida com o povo de Rosário.
Em março de 1991 foi nomeado escrivão da vala civil no cartório do 27º Oficio da Comarca de Aracaju ficando no cargo ate sua assinatura de aposentadoria em abril de 1996.
Xavier participou de vários órgãos de carate social ocupando sempre cargos de diretoria, a exemplo da Associação de Caridade de Rosário que foi tesoureiro de 1981 a 1989, secretário de 1961 a 1969, por fim presidente na qual na função respondia pela direção do hospital de Rosário renunciando em 1997 por questões políticas.
Xavier foi um homem que dedicou sua vida em favor do povo do seu município, construiu uma parte da historia de Rosário, falece deixando 3 filhos .....

A data falecimento foi 09/06/2004!
continua...

7 comentários:

  1. Deixou 3 filhos, não 4 como diz aí!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse reconhecimento ao grande Xavier, poucos investiram nas necessidades da população, como ele investiu, que infelismente muitos não deram tanto valor ao seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel já fiz a correção quanto aos 3 filhos, muito obrigado
    Adailton

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog. Muito bom!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quantos povoados existem em Rosário do Catete? Qual no me de cada um?

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de saber quantos e quais são os povoados de Rosário e com faz limite?

    ResponderExcluir
  7. Existe apenas um...
    Nome : Povoado Siririzinho

    ResponderExcluir