domingo, 13 de setembro de 2009

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE

A Casa de Sergipe
97 anos preservando a nossa História !




*Adailton dos Santos Andrade


O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) completou recentemente 97 anos de existência. Administrado através de uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é cultivar a memória do Estado, recolher e zelar pela preservação dos documentos,foi fundado nos anos 30, após a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). “São entidades autônomas, independentes, e que surgiram num momento em que não havia universidades, instituições que cuidassem da preservação de documentos importantes. O IHGS é um órgão da sociedade”, declara o presidente em exercício, Ibarê Dantas.


Justificar
O IHGSE, carinhosamente referido por alguns dos seus sócios como "A Casa de Sergipe", foi criado em 06.08.1912, como uma associação civil sem fins lucrativos, no sentido de zelar pela memória do Estado, coletando documentos, discutindo problemas culturais e produzindo saber através de sua Revista publicada desde 1913. Inicialmente, seus membros se reuniam no salão do antigo Tribunal de Relação. Depois, estiveram em outros locais até quando foi construída sua sede inaugurada em abril de 1939.


Nesta casa estão instalados a biblioteca, a pinacoteca, o museu e o arquivo, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da cultura sergipana.

Formado aproximadamente por cem sócios efetivos, que contribuem para o funcionamento da instituição, na casa estão instalados a biblioteca, a pinacoteca, o museu e o arquivo, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da história, geografia e cultura sergipanas. Além da disponibilidade destes recursos, o instituto produz a Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Com edição anual desde 1913, a revista é a mais antiga do Estado. A maioria dos textos é produzida pelos sócios, porém, qualquer pessoa pode colaborar desde que siga as normas de publicação e que os te, mas sejam relacionados às áreas da sociologia, história e geografia.

( Murilo Melins, Ibarê Dantas, Adailton Andrade )

O Presidente Ibarê Dantas conta que O IHGS, apesar de ser uma instituição autônoma e sem fins lucrativos, recebe o apoio de outros órgãos para manter o funcionamento e a boa condição do acervo. Um dos parceiros do instituto é o Governo do Estado, que através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), colabora com a realização de um convênio que possibilita a compra e pagamento de elementos básicos para o funcionamento do local, como reparos na estrutura, material para a preservação dos documentos, pagamentos de contas de água, luz e telefone.
De acordo ainda com Ibarê Dantas, os convênios firmados ajudam a manter o funcionamento da instituição. “A anuidade que os sócios pagam é muito pequena. Por isso, recorremos ao Governo, para que o serviço do Instituto não pare, e sim seja ampliado, como é o caso de oferecer os serviços de pesquisa de forma gratuita para a população, pois o IHGS é um zelador da memória de Sergipe”, explica o presidente, informando ainda que além do convênio firmado com a Secult, o IHGS também firmou convênios com a Petrobras e com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Em 2008 o IHGSE junto com ANPUH-SE , promoveram o 1º Congresso de Historia de Sergipe.


A intenção de reunir os profissionais de história das mais diferentes instituições existentes no Estado de Sergipe motivou a Associação Nacional de História – Núcleo Sergipe/ANPUH-SE e o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe/IHGSE a promoverem o I Congresso Sergipano de História no período de 08 a 10 de outubro do corrente ano. Além de reunir os pesquisadores e profissionais de diferentes instituições o evento objetiva fortalecer as instituições promotoras deste congresso. Busca-se neste sentido, valorizar os espaços e as instituições relacionadas à história e aos pesquisadores que nela atuam.
Este primeiro congresso tem como tema a “História e Memória”, relação que tem ocupado o centro da agenda de discussões e debates historiográficos nos últimos anos. O congresso oportunizará também um espaço para apresentação de trabalhos a partir dos eixos temáticos indicados e mini-cursos. Mas que uma idéia, essa oportuna parceria pode possibilitar um maior congraçamento entre as instituições representativas da história e dos historiadores em Sergipe, quiçá o primeiro de muitas outras parceiras.
_______________________________________________________________
Dados do Historiador:
*Adailton dos Santos Andrade é Licenciado em História, Pós Graduando em Ensino de História, Sócio Efetivo do IHGSE, Faz parte dos grupos de Estudo e Pesquisa da UFS: Estudo do Tempo Presente (UFS). /Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Mulheres (UFS/CNPq) Adailton.andrade@bol.com.br – adailton_andrade@hotmail.com
Fonte: site da instituição / Agenda do governo do estado(divirta.se.gov.br)



Um comentário:

  1. Muito interessante esse post, o que me fez lembrar das Placas do "Tesouro de Jaboatão" que estão guardadas no IHGS, vou fazer uma nova visita para ver se melhorou o estado de conservação. Da última vez que fui lá estavam guardadas num envelope numa gaveta. Descascando e deteriorando um pedaço da história do meu município.

    ResponderExcluir